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5 dicas para potencializar suas conversões por WhatsApp

A presença no universo mobile é uma necessidade para as organizações que sonham em ter sucesso no ambiente de negócios contemporâneo. Só no Brasil, por exemplo, o índice de smartphones chega a mais de 242 milhões de acordo com dados da FGV – número maior do que o de habitantes do país, 214 milhões, segundo o IBGE. E, dentro desse cenário, o WhatsApp se destaca como uma ferramenta decisiva para a comunicação entre marcas e consumidores.

Uma prova disso é que 80% dos brasileiros utiliza o aplicativo –presente em 54% dos celulares ativos em território nacional – para se relacionar com empresas.

Nesse sentido, quando pensamos na importância do posicionamento em diferentes pontos de contato (internet, mobile, redes sociais, centrais de atendimento), o WhatsApp pode ser uma ferramenta crucial para impulsionar vendas e ampliar a carteira de clientes de negócios dos mais diversos segmentos.

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas para que sua equipe comercial seja bem-sucedida na conversão de potenciais consumidores. Confiram!

 

1. Entenda as reais necessidades dos seus clientes

O primeiro passo é analisar, com critério, o seu público-alvo e as “dores” de seus clientes antes de partir para uma estratégia de conversão. Esse passo é importante tanto em um contato ativo, quanto nas oportunidades em que o consumidor lhe aciona via WhatsApp.

Busque, inicialmente, esclarecer suas dúvidas, entender suas reais necessidades e, a partir disso, crie abordagens personalizadas para as interações – segundo estudos recentes, a personalização no atendimento pode aumentar em até 15% o faturamento de uma empresa!

 

2. Crie um fluxo de cadência para as vendas

Outro ponto importante é considerar a jornada de seu cliente e estruturar uma metodologia comercial objetiva para ter chances de vender mais pelo WhatsApp. Uma boa dica nessa linha de raciocínio é construir um fluxo de cadência lógico, que pode incluir os seguintes passos:

  • Estudo inicial do público-alvo ou primeira abordagem buscando entender as necessidades do cliente;
  • Oferta do produto ou serviço;
  • Fazer um novo contato dentro de períodos pré-estipulados, em caso de não-retorno;
  • Personalizar uma oferta ou desconto para aumentar as chances de conversão;
  • Em caso de não aceitação da proposta, manter o contato comercial em sua base e enviar ofertas personalizadas dentro de períodos específicos (aniversário, black friday, etc.).

 

3. Crie mensagens e templates personalizados

E por falar em personalização, é fundamental investir em soluções inteligentes e APIs capazes de estruturar mensagens de acordo com a necessidade de seus times comerciais e de atendimento. Além de humanizar a relação com os contatos, esses modelos trarão mais profissionalismo para a gestão de seus clientes.

 

4. Otimize seu tempo com listas de transmissão

Outro ponto importante consiste na criação de listas de transmissão via WhatsApp, que irão tornar suas equipes mais eficientes e permitir o envio de mensagens padronizadas para um grande grupo de contatos. A dica aqui é segmentar as listas segundo diferentes critérios – leads que estão avaliando sua proposta, por períodos de aniversário, por perfil de consumo, dentre outros.

 

5. Invista em tecnologia para integrar seus atendimentos

Finalmente, a tecnologia pode otimizar ainda mais o sucesso de suas equipes no WhatsApp. Através de ferramentas integradas ao aplicativo, você pode estruturar o atendimento de um time comercial a partir de um único número de telefone e aumentar sua capacidade de relacionamento com um número vasto de clientes.

Além disso, é possível realizar o acompanhamento de mensagens e conectar seu API com outras soluções disruptivas que, em conjunto, trarão mais eficiência, flexibilidade e irão potencializar suas chances de vender mais pelo WhatsApp.

 

Automação, segurança e agilidade para o sucesso de suas vendas no WhatsApp

Com o WhatsApp API da Agecom Telecomunicações, você conta com todos os recursos que listamos ao longo deste artigo e ainda com uma consultoria especializada em telecomunicações presente há mais de 26 anos no mercado brasileiro.

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