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URA Ativa e Interativa

6 vantagens de uma URA Ativa para a experiência do cliente

A URA, Unidade de Resposta Audível, é uma tecnologia que permite a interação entre marca/produto e cliente de forma automatizada por meio de mensagens de voz personalizadas, menu de opções e ligações simultâneas. Mas você sabe como funciona uma URA Ativa?

Essa solução costuma ser utilizada por muitos segmentos, incluindo hospitais e clínicas para confirmação de consultas, campanhas promocionais de produtos/serviços, call center de cobrança e até mesmo institutos de pesquisa.

Diferenças entre URA Ativa, URA Receptiva e URA de Pesquisa

Aumentando a eficácia de vendas ou cobranças por parte das empresas, a URA Ativa realiza chamadas diretamente para um cliente. Por meio de uma mensagem eletrônica e personalizada, a empresa pode ativar grupos específicos de consumidores.

A URA Receptiva, por outro lado, recebe as chamadas dos consumidores. Na maioria das vezes, esse processo ocorre por meio de um menu interativo que leva o consumidor ao ramal desejado ou direciona para o atendente.

Já a URA de Pesquisa é utilizada para mensurar o atendimento. Normalmente, a URA de Pesquisa é usada no final da ligação, solicitando ao cliente que faça uma avaliação do serviço/atendente por meio dos números do telefone, similar a um menu.

Quais são os benefícios de uma URA Ativa?

A URA foi criada com objetivo de redirecionar o cliente para o setor adequado na era de consolidação dos call centers ao redor mundo. Atualmente, a URA Ativa oferece inúmeras vantagens ao tornar o atendimento das empresas mais prático e focado na melhoria das experiências de relacionamento.

Veja 6 ganhos centrais oferecidos pelas URAs ativas:

1. Isenção de custos com implantação

Um dos maiores atrativos de se obter uma URA Ativa se concentra na redução de custos. Diante de soluções ágeis disponíveis hoje no mercado por meio da AGECOM, por exemplo, é possível contar com uma URA Ativa eficiente sem a necessidade de arcar com valores de implantação sistêmica.

2. Atendimento personalizado

Segundo dados de pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), no Brasil, sete em cada dez empresas fazem uso de tecnologias digitais diversas. Ainda segundo a pesquisa, as ferramentas digitais de relacionamento com o cliente são as mais empregadas.

A URA Ativa, por sua vez, é uma das ferramentas que permitem às empresas oferecer a seus clientes mensagens personalizadas e assertivas, otimizando o tempo no atendimento.

Uma dica, nesse sentido, é apostar em opções para humanizar a mensagem, fator que torna mais agradável a experiência do cliente.

3. Divulgação massiva

As grandes campanhas de marketing e pesquisas de relacionamento acabam se beneficiando muito com a implementação de uma URA Ativa, que atinge grandes públicos sem grandes gastos por meio de um processo automatizado e disparos/ligações simultâneas.

Além disso, soluções como as da AGECOM oferecem relatórios com indicadores para otimizar ainda mais o atendimento de sua empresa.

4. Segurança

Outro claro benefício diz respeito a segurança: como as ligações feitas via URA Ativa são gravadas, isso acaba garantindo transparência e evitando situações conflituosas entre atendente e consumidor.

5. Integração com outros sistemas

Por meio da integração de sistemas e softwares, a URA pode coletar dados dos clientes e fazer cadastros ou facilitar o acesso às informações via dados pessoais, como CPF. Além disso, é possível atender todas as necessidades de uma central de atendimento, combinando a URA Ativa com outras ferramentas, como os ramais e PABX virtuais.

6. Tempo de atendimento menor

A URA Ativa acaba fornecendo ao consumidor independência e agilidade para resolver assuntos pontuais. Com o auxílio de um menu interativo, o tempo de atendimento diminui e, além disso, o processo garante uma rentabilização maior no trabalho dos operadores, que ganham mais tempo para resolver situações específicas.

Depois de aprender sobre as vantagens de contratar uma URA Ativa, o que você ainda está esperando para oferecer a seu cliente menor tempo de espera no atendimento?

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