Os programas de indicação são uma estratégia bastante conhecida no meio do marketing e fazem parte de um modelo de negócio atrativo, baseado em relações de confiança entre consumidores e empresas.
Vamos entender na prática? A consultoria Nielsen divulgou uma pesquisa revelando que 83% dos participantes globais afirmaram ter confiança total ou parcial em recomendações de amigos e familiares. Esse índice ficou à frente de estratégias como patrocínios (61%) e e-mails enviados pela própria empresa (56%).
Aplicando esse modelo para o contexto dos negócios, quando as empresas já possuem um relacionamento de longo prazo com seus clientes, é possível construir um processo de vendas baseado em parcerias estratégicas entre diferentes companhias nas quais os maiores beneficiários são sempre os consumidores.
Resumindo, se um cliente, que já tem confiança no seu negócio, resolve indicá-lo para outra companhia, é algo que pode ser extremamente relevante para a reputação de ambas as empresas.
Mas como fazer para incentivar as vendas por meio desse canal? Quer entender um pouco mais? Fique até o final do texto para conferir as vantagens dos programas de indicação para o crescimento de sua marca!
Entendendo o posicionamento de sua empresa
Para trabalhar com programas de indicação é importante, primeiro, que a sua empresa já tenha um bom relacionamento estabelecido com uma carteira de clientes sólida. Afinal, como vimos acima, esse modelo é baseado na confiança.
Uma ferramenta que pode te ajudar a descobrir esse indicador é o Net Promoter Score (NPS), fórmula que mostra, por meio de um questionário aplicado, um panorama geral da opinião do cliente sobre seu serviço.
Aproveite o momento para fazer uma autoavaliação do seu estabelecimento. Redes sociais atualizadas, presença digital, boas avaliações, tudo isso contribui para que o cliente jogue a seu favor e você possa ampliar seu portfólio com uma gama de outros produtos e serviços de empresas com bom market share no mercado.
Principais benefícios dos programas de indicação para o seu crescimento
Quando uma empresa participa de um programa de indicação a partir de parcerias de negócio com companhias reconhecidas no mercado, são muitos os benefícios que ela pode colher, incluindo:
- Fidelização de clientes;
- Diversificação de portfólio;
- Ampliação do alcance de seus produtos e serviços;
- Atração de novos públicos;
- Potencial aumento das vendas;
- Fatia de mercado;
- Diversificação de fontes de receita para a sustentabilidade financeira.
Conheça mais sobre o programa de indicação da Agecom
A Agecom, que conta com uma multiplicidade de soluções inovadoras para o mercado de telecomunicações, possui um programa exclusivo de indicações e parcerias de negócio que permite que você ofereça novos produtos e serviços a seus clientes tendo em seu portfólio ferramentas completas, flexíveis e ágeis que possibilitam o crescimento e a melhoria dos processos de gestão de atendimento.
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- Aumento de lucro – modelo de comissionamento recorrente;
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