Quando pensamos na realidade de uma central de atendimento, a busca por soluções informatizadas é um passo essencial para melhorar a experiência dos clientes, potencializar o número de conversões e trazer mais eficiência para as rotinas de operadores. E uma das tecnologias consolidadas nesse mercado é o VoIP. Mas, afinal, do que ela se trata?
Ao longo deste artigo, preparamos um guia objetivo com tudo o que você precisa saber sobre a telefonia VoIP: seus benefícios, como utilizá-la e quais os principais fatores a serem levados em conta na hora de contratar uma consultoria especializada nessa importante ferramenta.
Mas antes, separamos alguns dados sobre o mercado VoIP. Já em 2020, essa tecnologia movimentou cerca de US$ 30 bilhões em todo o mundo e deve crescer, em média, 15% ao ano até 2027, segundo dados da Global Market Insights.
Além disso, com o avanço do trabalho a distância no ambiente de negócios global – só no Brasil, por exemplo, quase 50% já indicaram preferência pelo modelo de trabalho híbrido, que combina dias de home office com dias de trabalho presencial – a necessidade de soluções ágeis, capazes de reduzir custos e baseadas na internet cresce ainda mais.
Logo, não é para menos que essa tendência está se expandindo de modo progressivo no mercado de call center. Vejamos então como ela funciona e algumas de suas maiores vantagens!
O que é e como funciona o VoIP?
Antes de mais nada, a sigla VoIP se refere ao conceito de Voice Over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet (Voz sobre IP), na tradução para o português. De modo objetivo, essa terminologia descreve uma inovação na qual empresas ou pessoas físicas podem fazer um contato telefônico sem uma linha tradicional, mas sim, pela internet.
Basicamente, são contratados pacotes de minutos vinculados ao IP do dispositivo com acesso a web e as chamadas de voz são transformadas em dados transmitidos de modo online para outro computador ou notebook que possua um ramal VoIP.
O funcionamento desse modelo de telefonia, por sua vez, exige alguns componentes básicos que incluem:
- Acesso a internet banda larga;
- Computador, tablet, notebook, smartphone ou dispositivo VoIP conectado na rede de banda larga;
- A contratação do serviço de voz sobre IP.
Quais os benefícios do VoIP?
Como se vê, a utilização do serviço de VoIP avança no mercado brasileiro e internacional a partir de uma infraestrutura tecnológica que pode ser acessada por diferentes tipos de empresas – desde uma grande central de call center até um pequeno negócio ou mesmo profissionais liberais atuando em regime de home office.
Mas quais são as vantagens dessa solução? Confira 5 benefícios essenciais que podem contribuir com sua tomada de decisão na hora de contratá-la:
- Redução de custos: o principal benefício do VoIP, sem dúvidas, está relacionado à redução de custos. Além de gerar maior previsibilidade para as contas de uma empresa, com a tecnologia de Voz sobre IP, é possível ter redução de custos expressiva no comparativo com as chamadas telefônicas tradicionais.
- Qualidade técnica do atendimento: esqueça as quedas, falhas ou chiados em suas ligações. Com um sistema VoIP e uma boa conexão com a internet, a qualidade de suas chamadas irá se otimizar consideravelmente, potencializando a experiência de seus clientes e targets.
- Integração com outras soluções: as ferramentas de VoIP também podem ser integradas com outras tecnologias como PABX, ferramentas para reuniões virtuais e URAs virtuais.
- Disponibilidade em todo o território nacional: o VoIP é uma inovação com abrangência nacional, possuindo disponibilidade de números e linhas para empresas de todo o Brasil.
- Maior capacidade de atendimento: outra importante vantagem da telefonia baseada em Voz sobre IP é a possibilidade de contar uma tecnologia inteligente que agrupa várias chamadas ao mesmo tempo, sem a necessidade de manter suas linhas ocupadas e, consequentemente, aumentando o grau de eficiência de seus operadores e atendentes.
- Mobilidade e organização: além de aumentar a organização de suas centrais de atendimento e favorecer uma rotina estruturada de processos, o VoIP pode ser utilizado com planos de internet móvel, trazendo mais flexibilidade para empresas e profissionais que atuam em campo.
Conclusão: o que levar em conta na hora de contratar uma operadora VoIP?
Agora que você já conhece os benefícios da tecnologia VoIP, possivelmente está se perguntando sobre o que considerar no processo de contratação dessa tecnologia.O primeiro passo é avaliar a reputação e o nível de especialidade da operadora: afinal de contas, empresas e consultorias especializadas poderão avaliar de modo mais minucioso as necessidades de sua empresa e, inclusive, disponibilizar um pacote de soluções integradas para impulsionar seu atendimento.
Outro ponto importante a ser avaliado é a capacidade de suporte que a empresa pode oferecer em caso de dúvidas, necessidades de atualizações ou questões técnicas a serem sanadas.
Finalmente, avalie os diferenciais de mercado da operadora e o que ela pode te ofertar para garantir uma relação de parceria de longo prazo.
Aqui na AGECOM, somos especializados em soluções VoIP, customizadas e integradas de acordo com as demandas específicas do seu negócio. Além disso, contamos com especialistas de amplo know how para te oferecer um suporte contínuo e te apoiar a construir jornadas de atendimento positivas para seus clientes.
Com mais de 26 anos de atuação no mercado brasileiro, a AGECOM é a escolha certa para quem deseja implementar a tecnologia VoIP, trazendo mais eficiência e reduzindo exponencialmente seus custos com chamadas telefônicas. Visite nosso site para saber mais e conte conosco para adotar essa tendência disruptiva!