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O papel da tecnologia no atendimento de clínicas e consultórios médicos

O papel da tecnologia no atendimento de clínicas e consultórios médicos

O dia a dia de médicos, dentistas e profissionais de saúde que possuem consultórios particulares conta com alguns desafios importantes no plano da gestão. Além de precisarem se manter atualizados sobre as tendências em sua área de especialidade, é fundamental que eles contem com um controle eficiente de cada atendimento visando, sobretudo, reduzir o absenteísmo que traz uma série de impactos para uma clínica, incluindo, por exemplo:

  • Perdas financeiras resultante do não comparecimento dos pacientes em consultas agendadas;
  • Impossibilidade de atender outros interessados;
  • Dificuldade de reagendar consultas;
  • Falta de controle sobre o fluxo de caixa;
  • Desorganização das agendas dos profissionais;
  • Imprevisibilidade das projeções de faturamento.

E essa é uma questão decisiva quando pensamos, por exemplo, que cerca de 30% dos pacientes faltam a consultas agendas, de acordo com diferentes fontes e reportagens recentes sobre a área de saúde em diversas regiões do país.

Mas a boa notícia é que, diante do progressivo desenvolvimento tecnológico que chega aos mais diversos setores da economia e da sociedade, atualmente, já é possível contar com soluções eficientes e capazes de apoiar médicos e demais profissionais liberais que realizam atendimentos em consultórios, clínicas e escritórios particulares.

Nesse sentido, em nosso novo artigo, destacamos alguns dos benefícios da inovação como forma de superação do absenteísmo em consultas. Confiram!

O desafio do absenteísmo

Na área de saúde, o termo absenteísmo se refere à falta de um paciente em uma consulta, exame, procedimento médico ou cirúrgico agendado. E ele pode ser motivado por uma série de razões, as quais incluem:

  • O esquecimento do paciente;
  • Falta de organização e controle sobre as datas – é comum, por exemplo, que o paciente ou seu responsável se confunda sobre o dia do agendamento;
  • Impossibilidade de se deslocar ou problemas relacionados ao trânsito;
  • Razões pessoais e financeiras.

Dentro desse contexto, uma estratégia importante que pode apoiar os profissionais de saúde a minimizar o absenteísmo envolve a confirmação prévia das consultas, reforçando o compromisso do paciente com aquele atendimento e o lembrando das datas agendadas para o comparecimento nos consultórios.

Como a tecnologia pode apoiar o atendimento de clínicas e reduzir o absenteísmo em consultas?

 Mas realizar esse processo de confirmação de modo manual e com um controle efetivado simplesmente por agendas, além de tornar o processo de atendimento mais moroso para recepcionistas e atendentes que apoiam os profissionais de saúde nos consultórios, abre espaço para equívocos nas confirmações, fator que, por sua vez, irá comprometer a experiência de seus pacientes, gerando insatisfação e eventuais cancelamentos.

É aí que a tecnologia se posiciona como uma aliada importante para as clínicas médicas: hoje, já é possível tornar todo o processo de confirmação de consultas e exames automatizado, por meio de soluções de transmissão automática que, não só otimizam essa rotina por meio de várias ligações simultâneas, mas também permitem o envio de mensagens personalizadas, que irão padronizar e trazer mais qualidade para o atendimento em consultórios.

Benefícios da inovação para o seu consultório

Para que você possa entender melhor o papel da tecnologia no atendimento de clínicas e consultórios médicos, nós separamos abaixo uma lista com alguns dos principais benefícios da inovação relacionados a esse processo:

  • Eficiência na organização dos atendimentos;
  • Melhoria das rotinas de trabalho de recepcionistas e atendentes;
  • Ganho de tempo;
  • Redução de perdas financeiras;
  • Possibilidade de personalização de atendimento;
  • Previsibilidade na gestão financeira e de processos gerenciais da clínica.

Conclusão

Foi pensando no desafio do absenteísmo em clínicas, consultórios e escritórios de profissionais liberais da área de saúde e de outros segmentos econômicos que a AGECOM desenvolveu uma solução completa para o controle de atendimentos e a confirmação de consultas e exames. Por meio de nossa ferramenta, é possível realizar a discagem automática a partir de um mailing definido e efetuar transmissão de mensagens de voz totalmente personalizadas.

Será possível também fazer várias ligações simultaneamente e seus pacientes contam ainda com um menu de opções interativo para escolha através do teclado. Tudo isso sem custos para implantação, vigência, pagando apenas o que consumir e com a exclusiva geração de relatórios para gestão e auditoria oferecida pela AGECOM.

Para conhecer a solução, visite nosso site, potencialize o atendimento de seu consultório e foque naquilo que realmente importa: a saúde de seu paciente!

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