Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Superando o desafio do engajamento das equipes em tempos de home office

Superando o desafio do engajamento das equipes em tempos de home office

O trabalho remoto já vinha, pouco a pouco, se popularizando como um diferencial em algumas empresas, mas diante da pandemia da COVID-19, se tornou repentinamente uma realidade em pelo menos 46% das organizações, segundo um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA).

A vantagens de se trabalhar a partir de casa são muitas, tanto para a companhia – que reduz custos com estrutura e amplia a possibilidade de contratação podendo empregar pessoas de qualquer lugar – como para seus colaboradores, que passam a contar com maior flexibilidade de horários, maior independência na condução de suas tarefas e melhor qualidade de vida, tanto que, de acordo com uma pesquisa da Salesforce, 52% dos profissionais estão dispostos a trocar de emprego para manter o home office.

Mas, se por um lado o trabalho remoto oferece muitos benefícios, por outro, traz uma série de novos desafios que as organizações estão tendo que enfrentar. O estudo já citado da FIA aponta, por exemplo, que 67% das companhias tiveram dificuldades em implantar o trabalho a distância.

Algumas das principais dificuldades apontadas pelas empresas são: a falta de interação social entre os colaboradores, a dificuldade de comunicação com a equipe, distrações do ambiente doméstico e dificuldade em compartilhar documentos e visualizar o que está sendo feito.

Tudo isso impacta diretamente as relações, a produtividade e, o mais importante, o engajamento das equipes de uma organização. Mas, com o suporte da tecnologia, tais desafios podem ser superados e, consequentemente, os benefícios de um modelo de trabalho mais flexível podem ser absorvidos por empresas de todos os portes.

A importância de manter a equipe engajada

O engajamento é, de forma bem resumida, a relação entre uma companhia e seus colaboradores e indica o nível de tempo e esforço aplicado pelos profissionais na sua função, os quais, quando engajados, buscam cumprir seus objetivos com empenho e foco nos melhores resultados.

Em outras palavras: profissionais engajados entendem a missão da organização e trabalham com um senso de propósito mais efetivo.

Nesse sentido, o engajamento é essencial não apenas para o sucesso da empresa, mas para o desenvolvimento de carreiras bem-sucedidas dentro de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e isso leva a outro ponto muito relevante: a satisfação dos colaboradores é essencial para diminuir o turnover e melhorar as taxas de absenteísmo.

Para fomentar um envolvimento saudável do time em sua convivência diária e uma boa comunicação vertical (entre diferentes níveis hierárquicos corporativos), mesmo quando estão fisicamente distantes, é imprescindível contar com meios de interação e comunicação eficientes, que tendem a reduzir as distâncias na execução de tarefas e aumentar a integração das equipes.

Fortaleça a comunicação no trabalho investindo em tecnologia

A comunicação interna pode ser muito beneficiada com inovação tecnológica, desde o uso de redes sociais corporativas, que estimulam uma interação menos formal integrando a equipe e tornando a rotina mais leve, até o uso de plataformas de gestão ou softwares que permitem feedback em tempo real e a troca de informações de forma facilitada.

Uma solução que atende a todas essas demandas é o Microsoft Teams, uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que une ferramentas de bate-papo, videoconferência, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos, desenvolvida justamente para facilitar a comunicação interna e otimizar o engajamento das equipes.

E além das funcionalidades já mencionadas, a plataforma pode ser integrada ao PABX Virtual e possibilitar ligações externas, o que agrega muita praticidade e dinamismo ao dia a dia. Outro ponto positivo é que essa integração pode ser feita 100% na nuvem, sem a necessidade de custos com hardware.

Como a Agecom pode alavancar o seu negócio e a integração de suas equipes?

Se você busca aprimorar a comunicação entre seus colaboradores, otimizar os resultados e atuar com um time engajado no trabalho remoto por meio da plataforma Teams, conte com a Agecom Telecomunicações, uma empresa que há 26 anos oferece customização e integração de soluções focadas no aumento de desempenho, economia e sucesso do seu empreendimento.

Conosco, além da integração otimizada e sem necessidade de contratação de hardware para o Microsoft Teams, você terá à disposição da sua equipe ferramentas como painel de controle e gestão, ramal no celular, gravação telefônica, correio de voz por e-mail, reuniões, chats, chamadas e armazenamento de arquivos com criptografia de dados.

Conheça esta e outras soluções em nosso site e até a próxima!

Gostou? Compartilhe: