O SMS continua uma ferramenta extremamente relevante para as ações de marketing e vendas das empresas.
Pelo seu baixo custo de implementação – que, inclusive, não depende da internet –, possibilidade de um contato ágil com clientes e leads, além do potencial de automação de campanhas e integração da estratégia com outros canais (como WhatsApp e contatos de voz), o envio de mensagens de texto pode e deve continuar no radar dos negócios do país, sobretudo quando uma empresa está interessada em adotar uma perspectiva de atendimento multicanal a partir de diferentes plataformas.
Para termos uma ideia da importância das mensagens de texto, uma pesquisa da Opinion Box indicou que 44% dos brasileiros recebe mensagens todos os dias, ao passo que um levantamento internacional da LivePerson indicou que o disparo de SMS para a distribuição de campanhas, promoções e ofertas tem uma taxa de abertura de impressionantes 98% e de resposta na casa de 45%.
Mas, para ter sucesso com esse canal tradicional, é importante que seu negócio se atente a algumas etapas. Em nosso novo artigo, separamos 5 dicas que os gestores comerciais podem considerar para o envio assertivo de SMS com foco em vendas.
Boa leitura!
SMS para vendas em 5 passos
Para facilitar o entendimento sobre a necessidade do uso do WhatsApp na área de saúde, nós apontamos 4 razões que explicam o porquê essa utilização irá trazer vantagens dentro das rotinas gerenciais e no controle dos processos de agendamento de hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos.
1 – Defina os objetivos de utilização do canal
Com toda ação de marketing e vendas, o uso do SMS deve ser planejado segundo objetivos claros e um cronograma bem definido. Assim, além de evitar um posicionamento spammer – quando há o excesso de envios que atrapalha o relacionamento com clientes e leads – você pode utilizar as mensagens de texto para estratégias bem fundamentadas, como o disparo de promoções, cupons de desconto e até as confirmações de compra que tendem a acelerar a conversão de leads em clientes.
2 – Fique atento a linguagem
Revisar as mensagens e se assegurar de que a linguagem utilizada se comunica com o seu público-alvo é outra dica importante para o potencial aumento de suas vendas via SMS. Para tanto, estude sua base atual de clientes e crie personas do seu “consumidor ideal” para saber, ao certo, como se comunicar com seus leads.
3 – Automatize e personalize o envio de mensagens
Dentro desse contexto, a automação do envio de mensagens pode liberar tempo para que suas equipes se dediquem a atividades estratégicas e processos decisórios, enquanto o disparo de SMS segue ativo de acordo com o volume de contatos da sua campanha. Concomitantemente, não deixe de investir na personalização dos textos: um estudo divulgado no SlideShare apontou, nesse sentido, que 80% dos consumidores se inclinam a fechar uma venda quando a experiência oferecida pelas marcas e organizações são individualizadas.
4 – Avalie os indicadores de abertura de mensagens
Para avaliar se todos os passos até aqui foram bem implementados, há um caminho: o estudo dos indicadores de abertura das mensagens. Desse modo, será possível entender com mais clareza os erros e acertos de suas campanhas de vendas, corrigindo eventuais ações e reforçando, com o suporte da tecnologia, disparos bem-sucedidos.
5 – Criatividade e foco na experiência do cliente
Finalmente, não deixe de exercitar a criatividade. Quanto mais criativas, personalizadas e humanizadas forem suas interações de vendas via SMS, maiores as chances de sucesso de uma campanha comercial. Fuja do óbvio, diversifique seus envios e, com base no estudo de indicadores, adapte sua jornada comercial para atrair novos consumidores.
Conte com o suporte da Agecom para potencializar o uso de SMS na sua organização
Com quase 30 anos de história, a Agecom é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de soluções para a área de atendimento das organizações do país. Em relação ao SMS, podemos te auxiliar, com automação e segurança, a vender mais e com qualidade, além de efetivar ações massivas de disparo para outras frentes, como:
- O envio de cupons de desconto e promoções;
- Confirmações de entrega e notificações logísticas;
- Lembretes de consultas e exames;
- Pesquisas de satisfação e envio de novidades para os clientes;
- Processos de cobrança.
E tudo isso pode ser combinado com outras plataformas da Agecom, como o WhatsApp Business API, softphones e URAs ativas. Desse modo, o caminho para a escalada de suas vendas com SMS será otimizado!