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Como utilizar o SMS para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com clientes?

Presença multicanal. Esse é um dos principais paradigmas do ambiente de negócios contemporâneo e se refere a capacidade de empresas utilizarem diferentes plataformas digitais e mobile para se conectarem com seus clientes e realizarem novas vendas. Dentro desse contexto, o SMS segue como uma ferramenta importante para quem deseja manter um bom relacionamento com consumidores, campanhas promocionais e até para enviar lembretes e notificações para um contato comercial.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós separamos algumas dicas para quem deseja reforçar o uso de mensagens de texto dentro de suas ações de marketing, atendimento ou visando novas conversões. Ótima leitura!

Como o SMS pode apoiar as vendas e o atendimento de sua empresa?

Para entendermos como o SMS continua como uma ferramenta decisiva dentro das estratégias de posicionamento das empresas, vale a pena, antes de tudo, analisarmos algumas pesquisas de mercado recentes.

De acordo com um levantamento internacional da LivePerson, por exemplo, o uso de mensagens de texto para envio de campanhas, promoções e ofertas tem uma taxa de abertura de impressionantes 98% e de resposta na casa de 45%.

Além disso, o mercado de soluções para o envioautomatizadode SMS movimentou mais de US$ 64 bilhões em 2021, devendo seguir com um crescimento médio annual de quase 5% de faturamento até 2030.

Nesse sentido, incluir os canais de mensageria tanto como plataformas de atendimento quanto para impulsionar os resultados comerciais de seu negócio tende a ser uma estratégia assertiva e que dialoga diretamente com a realidade do ambiente de consumo brasileiro, no qual há mais de 242 milhões de celulares ativos.

Para tanto, é importante considerar algumas etapas:

  • Adeque a linguagem das mensagens ao perfil de seu público-alvo;
  • Foque em campanhas personalizadas e considerando um calendário de ações comerciais (Ex. sua empresa pode enviar ofertas especiais no aniversário dos clientes ou datas comemorativas);
  • Estabeleça uma jornada de marketing considerando desde o primeiro contato, apresentação de produtos e reforço de campanha até uma eventual conversão;
  • Use o canal de SMS não só para abordagens comerciais, mas também para esclarecer dúvidas e realizar um atendimento proativo;
  • Utilize soluções de automação para disparos de listas de contato e otimização do atendimento por mensagens de texto.

Mas atenção: cuidado com o excesso de mensagens. Como qualquer canal de relacionamento, o SMS deve ser usado de modo inteligente, não como uma plataforma de spams que pode, inclusive, fazer com que o cliente bloqueie o número de sua empresa.

Alguns exemplos de utilização do SMS para o relacionamento com clientes

Além de simples, efetivo e democrático, o SMS é um modelo de comunicação versátil, que pode ser aplicado para os mais diversos fins e dentro de diferentes segmentos de mercado.

No caso de hospitais, clínicas médicas e odontológicas ou mesmo pensando em profissionais liberais que contam com um escritório particular, por exemplo, as mensagens de texto são vias interessantes para a confirmação de consultas e agendamentos, lembretes de pagamentos ou avisos relacionados ao dia a dia do consultório/escritório.

No plano logístico, muitas empresas utilizam o SMS para o acompanhamento de pedidos, envios de códigos de rastreio, notificações de entrega ou pesquisas relacionadas à qualidade do produto.

As pesquisas, aliás, podem ser enviadas por todos os perfis e portes de negócio, seja como forma de entender melhor os hábitos de consumo de um público-alvo ou mesmo para coletar dados e melhorar a experiência do cliente em futuras vendas/interações.

Finalmente, é comum vermos o uso de SMS no varejo (envio de cupons de desconto e ações promocionais), na indústria (envio de orçamentos, confirmação de reuniões comerciais), em escolas (agendamento de aulas, confirmação/cobrança de pagamentos), dentre outros segmentos econômicos.

Assim, para uma utilização que, de fato, traga resultados para as empresas no plano da experiência do cliente e do posicionamento comercial, o ideal é que a empresa faça testes, avalie as taxas de abertura e de conversão das mensagens, além de unir o SMS a outros canais de relacionamento tendo-se em vista a presença multicanal que comentamos no início.

Tecnologia e a gestão de atendimentos via SMS

Como vimos, as mensagens de texto podem ser empregadas nos mais diferentes contextos e oferecem benefícios que incluem:

  • A possibilidade de chegar a um maior número de clientes em um mercado com predominância do uso de celulares e smartphones;
  • Flexibilidade para diferentes fins comerciais, de marketing e de relacionamento;
  • Possibilidade da personalização de campanhas;
  • Possibilidade da redução do absenteísmo em agendamentos;
  • Reforço de um posicionamento corporativo multicanal.

Para tanto, não basta usar o SMS, é preciso inseri-lo em sua cadeia de ações de marketing e relacionamento de modo eficiente e automatizado. É aí que a tecnologia assume um papel decisivo: na AGECOM, por exemplo, contamos com ferramentas ágeis para o disparo massificado de mensagens, envios de pesquisas e integração com outras soluções que aumentarão sua capacidade comercial e de atendimento.

Para saber mais,visite nosso sitee não abra mão do SMS como um canal para impulsionar o sucesso do seu negócio.