Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Conheça os tipos de PABX que existem e saiba qual é o melhor para sua empresa

Conheça os tipos de PABX que existem e saiba qual é o melhor para sua empresa

Há muitos anos, os sistemas de PABX (Private Automatic Branch Exchange ou Distribuição de Ramais Privados), exercem um papel importante dentro do contexto de atendimento e também da integração entre os colaboradores de uma empresa.

Mas você sabia que, assim como em outros campos da tecnologia, essas soluções avançaram de modo disruptivo dentro do ecossistema de inovação, propiciando, inclusive, o surgimento de novas funcionalidades e modelos no mercado?

Acompanhe a leitura e conheça os três principais tipos de PABX e qual deles é o ideal para a realidade do seu negócio.

PABX Analógico

O PABX Analógico representou uma inovação importante na época de seu surgimento, possibilitando que uma empresa – por meio da conexão entre aparelhos físicos, linhas e cabos conectores – pudesse dispor de uma central para a distribuição de ramais a partir de uma ou mais linhas contratadas junto a uma companhia telefônica.

Embora ainda estejam presentes no mercado, sobre diferentes aspectos, o PABX analógico hoje traz algumas desvantagens para quem deseja ganhar escala e reduzir os custos relacionados aos processos de atendimento de uma empresa.

Dentre essas desvantagens, podemos citar:

  • Exige altos investimentos para a estruturação de uma central telefônica com equipamentos físicos (cabos, fibras e telefones);
  • Ramais limitados ao número de aparelhos telefônicos;
  • Recursos mais restritos;

Necessidade de manutenção mais frequente e complexa.

PABX Digital

Já o PABX Digital, embora também seja utilizado a partir de aparelhos físicos, ele permite que uma empresa utilize possibilidades mais flexíveis para as suas linhas telefônicas, incluindo as linhas digitais de custo reduzido. Além disso, há o acesso a recursos como as discagens diretas e um menor custo de implementação que possibilita, ainda, o aumento da eficiência de seus colaboradores.

PABX na Nuvem

De modo objetivo, o PABX Virtual é um sistema de telefonia para a gestão de ligações que não depende de uma infraestrutura física, uma vez que ele é conectado diretamente na nuvem e, por meio de um único terminal VoIP, o sistema distribui ligações para todos os ramais de sua empresa.

Com um PABX Virtual também é possível usufruir de uma série de recursos seguros, adaptados para a realidade do seu negócio e que oferecem plena mobilidade para seus atendentes, uma vez que podem ser acessados a partir de qualquer lugar do mundo.

Por operar através da tecnologia VoIP, um PABX Virtual depende, basicamente, de uma conexão com a internet e um navegador (que pode ser acessado tanto via desktops tradicionais, quanto notebooks e até mesmo dispositivos móveis, como smartphones e tablets).

A empresa também tem a opção de conectar as soluções virtuais de PABX às suas centrais tradicionais de atendimento ou integrá-las com outras ferramentas, como os Softphones, que transformam PCs em ramais VoIP.

Qual o melhor PABX para o seu negócio?

Como é possível perceber, o PABX virtual na nuvem é a verdadeira disrupção quando pensamos no mercado de soluções de atendimento. Seus benefícios ainda incluem:

  • Gravações dos contatos telefônicos;
  • URAs personalizadas;
  • Flexibilidade;
  • Monitoramento de contatos em tempo real;
  • Geração de indicadores e relatórios;
  • Painéis de controle para os gestores;
  • Envio de correios de voz por e-mail;
  • Implantação de ramais em telefones e computadores.

Entre em contato com um dos nossos consultores para conhecer nossa solução de PABX na nuvem e invista em cultura cloud e digitalizada em sua empresa!

Gostou? Compartilhe: