Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Categorias
WhatsApp API

O que são e para que servem as APIs?

Do sistema financeiro ao mercado de e-commerce ou mesmo o setor de saúde, as APIs são uma inovação tecnológica que vem impulsionando os processos de transformação digital no Brasil e internacionalmente. De acordo com dados da consultoria Straits Research, por exemplo, só no campo de aplicações de código aberto, as APIs movimentaram mais 2,3 bilhões em todo o mundo. Mas você sabe, de fato, o que é e como funciona uma API?

Em nosso novo artigo, preparamos um guia bem objetivo no qual você poderá conferir:

  • O objetivo das APIs;
  • Quais os benefícios dessa inovação;
  • Como o WhatsApp Business API pode contribuir com os processos de atendimento em seu negócio.

Esperamos que aprecie a leitura!

API: o que é e qual a finalidade?

API é a sigla para Application Programming Interface ou, na tradução livre para o português, o equivalente a Interface de Programação de Aplicativos. No universo do desenvolvimento de programas, basicamente, uma API envolve um conjunto de códigos e protocolos de dados que permitem a integração/comunicação entre diferentes programas.

Sua finalidade, nesse sentido, consiste em facilitar o desenvolvimento de soluções e softwares capazes de se conectar de modo fluido, melhorando a experiência dos usuários de um aplicativo e, inclusive, criando padrões de segurança para proteger seus dados.

Existem inúmeros exemplos de soluções integradas a partir de uma API, como: seus aplicativos que acessam as fotos de seu smartphone – a conexão é feita a partir de uma interface de programação –, sites que disponibilizam o Google Maps em suas abas de endereço ou mesmo recursos adicionais de ferramentas como o WhatsApp Business, do qual falaremos mais adiante.

Quais os benefícios de uma API para o seu negócio?

Dependendo da área de atuação de sua empresa, uma API pode ser muito útil no processo de desenvolvimento de aplicativos ligados à marca de seu negócio.

Além disso, você provavelmente já utiliza ferramentas com interfaces de programação que, como vimos, melhoram a integração entre diferentes soluções, otimizam a usabilidade de apps e aumentam os níveis de segurança criptografada de uma plataforma tecnológica.

Confira outros benefícios de uma API:

  • Favorece o desenvolvimento de parcerias B2B e o desenvolvimento de produtos tecnológicos atrelados aos serviços de uma empresa;
  • Amplia os recursos de soluções a partir de integrações seguras;
  • Pode reduzir custos no processo de transformação digital de sua empresa;
  • Melhora a experiência de usuários e colaboradores no uso de novas tecnologias;
  • Otimiza a conexão de diferentes ferramentas e plataformas inovadoras.

WhatsApp Business API: elevando o potencial de atendimento da sua empresa

Um dos exemplos mais conhecidos do mercado de interfaces de programação é o WhatsApp Business API, uma extensão do WhatsApp que permite que empresas de pequeno porte em fase de expansão, médias e grandes companhias automatizem o envio de mensagens, com acompanhamento e geração de indicadores em tempo real.

Por meio da API do WhatsApp, é possível fazer uso de chatbots – robôs virtuais para um primeiro relacionamento com seus clientes –, além de integrar o WhatsApp a outras ferramentas que potencializam a capacidade de atendimento e gestão dos especialistas comerciais, de marketing ou de suporte ao cliente.

E, com o WhatsApp API da Agecom Telecomunicações, você pode integrar ainda mais recursos para essa ferramenta inovadora, incluindo uma plataforma completa e personalizada para a gestão de call centers ou um PABX Virtual com servidor local. Seja qual for sua necessidade, lembre-se de que, com a parceria da Agecom, seus processos de atendimento ganharão escala, eficiência e qualidade por meio da tecnologia!