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Como otimizar o atendimento na área da saúde utilizando o WhatsApp?

Que o WhatsApp é uma ferramenta utilizada de modo massivo pela população brasileira, não há maiores dúvidas. De acordo com dados da consultoria Statisa, já são mais de 147 milhões de usuários no país, fato que coloca o Brasil como o segundo país que mais utiliza o aplicativo em todo o mundo. Mas você sabia que a solução também pode trazer uma série de benefícios para o atendimento de empresas, inclusive em segmentos como a área de saúde?

Não por acaso, segundo levantamento do Sebrae, cerca de 72% das pequenas empresas brasileiras utilizam a plataforma do WhatsApp Business para se relacionar com seus clientes, tanto tendo em vista a ampliação de sua base de consumidores, quanto para esclarecer dúvidas, contar com diferentes canais de atendimento e até mesmo reforçar estratégias de marketing.

Pensando no segmento de saúde, o WhatsApp também pode ser uma excelente ferramenta capaz de contribuir com a gestão do relacionamento com pacientes a partir de ações que incluem:

  • Agendamento e reagendamento de consultas;
  • Envio de lembretes de consultas e exames;
  • Mensagem com interação do paciente;
  • Integração com outros recursos de atendimento e soluções de gestão;
  • Disparo de mensagens personalizadas para o acompanhamento contínuo de pacientes;
  • Esclarecimento de dúvidas, envio de laudos e documentos de prontuário;
  • Utilização do mesmo número de WhatsApp para atendimento em outras áreas da clínica, ex. administrativo, recepção, etc. e não só para agendamentos.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós separamos algumas orientações para que profissionais e gestores da área de saúde utilizem o WhatsApp de modo a otimizar as rotinas de atendimento de clínicas e consultórios.  Confiram!

WhatsApp para a área de saúde: 3 dicas para o atendimento da sua clínica

A busca pela personalização e por melhores experiências de atendimento são máximas da economia atual que se aplicam também ao segmento de saúde, sobretudo porque estamos falando de um relacionamento que exige ainda mais empatia para que os pacientes tenham suas dúvidas esclarecidas com agilidade e se sintam acolhidos em suas necessidades.

E, nesse sentido, o WhatsApp oferece um canal de contato mais rápido que pode favorecer desde a marcação de consultas até o compartilhamento de informações importantes para o acompanhamento de pacientes.

Confira, logo abaixo, como o WhatsApp pode apoiar uma organização do setor de saúde em três passos:

1. Envio de notificações para controlar o absenteísmo de pacientes

O absenteísmo é um dos principais desafios para a gestão de clínicas e consultórios. Você sabia, por exemplo, que cerca de 30% dos pacientes faltam em consultas agendadas? Para superar esse cenário – capaz de gerar impactos financeiros críticos para a gestão financeira e orçamentária de uma clínica – o WhatsApp Business API é uma excelente plataforma.

Sua clínica pode, dentre outros pontos, enviar lembretes padronizados e confirmar a presença de pacientes por meio de mensagens padronizadas e automatizadas. No caso de eventuais desistências, é possível conectá-los com atendentes para o reagendamento, garantindo assim uma maior previsibilidade para as finanças da organização.

2. Foco na experiência de atendimento

Mas é importante reforçar também o uso de mensagens personalizadas e a utilização do WhatsApp para que pacientes e clínicas estreitem suas relações. Procure facilitar esses contatos de modo proativo, acionando o paciente, por exemplo, sobre a continuidade de um tratamento e seja sempre atencioso quando ele buscar o canal para tirar dúvidas.

Conforme já destacamos em outros artigos, o reforço da experiência tem efeitos objetivos: um report da McKinsey apontou que a personalização aumenta, em média, de 10% a 15% a receita de uma empresa.

3. Invista em ferramentas para aumentar o potencial de resposta de sua clínica

Finalmente, é preciso utilizar a tecnologia a favor da gestão do atendimento de sua clínica. Por meio de APIs para o WhatsApp, você pode aumentar ainda mais o potencial da ferramenta, permitindo que suas equipes atendam vários pacientes ao mesmo tempo a partir de um único número de telefone – e ainda com templates exclusivos para o reforço do posicionamento de sua clínica.

É possível também integrar o WhatsApp com outras soluções de atendimento que geram, inclusive, indicadores para otimizar a experiência dos pacientes.

Na Agecom, você conta com a API ideal para ampliar os recursos do WhatsApp com segurança. Usufrua de nosso portfólio de ferramentas digitais customizadas de acordo com as demandas de seu consultório e otimize a experiência de seus pacientes com eficiência, atenção e empatia!