Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Categorias
Dicas

5 etapas para implementar o trabalho híbrido em sua empresa

Os modelos de teletrabalho já vinham despontando como uma tendência ao longo dos últimos anos no contexto de empresas com uma forte cultura digital, modelos de negócio mais flexíveis e no ecossistema de startups. E essa tendência se consolidou de modo definitivo diante da necessidade de isolamento social que impactou o ambiente de negócios contemporâneo, sendo que, atualmente, muitas organizações enxergam – sobretudo no trabalho híbrido – uma oportunidade de reduzir custos, oferecer mais autonomia ao dia a dia dos colaboradores e atender uma demanda cada vez mais presente no mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa recente conduzida pela IDC Brasil e pelo Google, por exemplo, 73% dos entrevistados afirmaram preferir o trabalho híbrido – inclusive, 65% dos que estão atualmente empregados disseram estar dispostos a mudar de emprego caso tenham a oportunidade de trabalhar nesse formato.

Em outras palavras: a opção pelo trabalho híbrido é também uma forma de fidelizar colaboradores em um momento do mercado no qual cresce a disputa por mão de obra qualificada e times de excelência. Mas como implementar esse sistema de modo eficiente? Esse é o tema de nosso novo artigo. Confira!

1. Facilite os processos de comunicação entre as equipes

O primeiro passo para ter sucesso na estruturação do trabalho híbrido em sua empresa consiste em garantir que a comunicação entre as equipes ocorra de modo fluido, ágil e sem interferências. Essa etapa, por sua vez, é garantida por soluções tecnológicas que hoje permitem, dentre outros pontos:

  • A realização de chamadas internas e externas com os times atuando a partir de qualquer lugar (home office ou presencial);
  • O compartilhamento de documentos e informações em tempo real;
  • A possibilidade de comunicação mobile, com recursos disponíveis no próprio smartphone do colaborador ou aparelhos corporativos.

Com isso, suas equipes irão dispor de um hall de ferramentas (síncronas e assíncronas) para otimizar suas interações, facilitando o diálogo e a proximidade entre os colaboradores no trabalho híbrido.

2. Utilize soluções eficientes para reuniões

Nesse mesmo sentido, é fundamental se assegurar que sua plataforma para reuniões virtuais dispõe de todos os recursos necessários para tornar os momentos de interação digital mais agradáveis, assertivos e dinâmicos.

Com o Microsoft Teams, seus funcionários contam com uma série de extensões para mensagens, organização, mudança de fundos de tela, gravações e compartilhamentos que, sem dúvidas, colocam o software como uma das principais opções para o trabalho híbrido. Já em 2021, aliás, a plataforma atingiu mais de 250 milhões usuários ativos, número que atesta sua eficácia e preferência entre muitas organizações.

3. Trabalhe com modelos de gestão em tempo real

O acompanhamento em tempo real é determinante no trabalho híbrido tanto para que os gestores se assegurem dos níveis de produtividade e qualidade das entregas de suas equipes, quanto para solucionar eventuais conflitos e oferecer suporte para cada colaborador durante suas rotinas de teletrabalho.

Tal acompanhamento deve vir acompanhado de feedbacks rotineiros, reuniões de alinhamento e do entendimento sobre a mudança de perfil entre o trabalho híbrido e o trabalho presencial, de modo que seja dada também autonomia aos colaboradores e se evitem cenários de microgerenciamento.

4. Utilize indicadores assertivos

Mas a gestão em tempo real só será efetiva se estiver ancorada em dados e indicadores que levem em conta as exigências do trabalho híbrido.

Nesse ponto, a tecnologia também é fundamental: diversas ferramentas de comunicação, por exemplo, oferecem indicadores e painéis de gestão que podem ser acessados pelas lideranças de modo que o acompanhamento contínuo seja uma realidade na empresa e estratégias voltadas para o desempenho das equipes sejam aplicadas no cotidiano do negócio.

5. Acompanhe o engajamento e a saúde mental dos colaboradores

Finalmente, a eficiência só será possível a partir de um modelo de gestão que também leve em conta a empatia sobre os desafios de cada colaborador, seu nível de satisfação e engajamento com o trabalho desempenhado e a sua saúde mental – umas das principais preocupações do mercado atual.

Ao alinharmos todos esses pontos, sem dúvidas, o trabalho híbrido tem tudo para ser um sucesso em sua empresa, contribuindo para a fidelização de seus times.

Conclusão

E se sua empresa busca soluções flexíveis, eficientes e que não irão gerar altos custos para a gestão financeira do seu negócio, a AGECOM Telecomunicações é a empresa ideal para te apoiar em sua jornada rumo ao modelo híbrido.

Conosco, será possível integrar todos os recursos inteligentes do Microsoft Teams, com ferramentas de PABX Virtual, painéis de controles e ramais que podem ser utilizados direto do celular. Faça parte desse novo momento do mercado e não perca a chance de atrair colaboradores talentosos!