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Acreditação ONA: O que é e como a inovação no atendimento pode ajudar clínicas e hospitais conseguirem a certificação?

O setor de saúde engloba um amplo campo de serviços hospitalares, laboratoriais e odontológicos, além de clínicas especializadas tanto no âmbito público quanto na iniciativa privada.

Pensando especificamente no segmento privado, o Brasil possui mais de 4,4 mil hospitais particulares e um dos caminhos utilizados pelas clínicas para reforçar a qualidade de seus processos e compromisso com pacientes consiste na busca por certificações. É o caso da Acreditação ONA. Você já ouviu falar?

Neste artigo da Agecom Telecomunicações, explicamos os principais detalhes desta certificação, os passos para que uma empresa de saúde possa obtê-la e como as tecnologias de telecomunicações e atendimento podem apoiar clínicas, consultórios e hospitais nessa jornada.

Boa leitura!

Acreditação ONA: o que é?

Criado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – principal entidade do país focada no desenvolvimento de padrões de segurança e qualidade para a área de saúde – a Acreditação consiste em um certificado e um método de avaliação que indica a adequação de uma instituição do setor de saúde aos princípios da ONA reconhecidos internacionalmente.

A partir de diferentes níveis, a Acreditação ONA reforça o compromisso daquela organização com seus pacientes e com práticas de gestão que aumentam a eficácia de suas rotinas operacionais, técnicas, internas e também de relacionamento com as pessoas atendidas.

É válido destacar que a Acreditação ONA é realizada sempre de forma voluntária e, o principal intuito da Organização Nacional de Acreditação é contribuir com as instituições de saúde na estruturação de processos efetivos de segurança, gestão e responsabilidade corporativa.

No processo de certificação, são avaliadas diferentes etapas, incluindo o fornecimento de informações do estabelecimento de saúde, visitas, avaliações, processos de adequação até a emissão do respectivo certificado.

Níveis da ONA

Conforme expresso no site da ONA, hoje existem três tipos de Acreditação ONA:

  • Nível 1 (Acreditado) – quando a instituição atinge um mínimo de 70% na avaliação de seus padrões de segurança e qualidade;
  • Nível 2 (Acreditado pleno) – quando a instituição atinge um mínimo de 80% na avaliação desses processos; além de pelo menos 70% na avaliação de indicadores de gestão integrada;
  • Nível 3 (Acreditado com excelência) – a instituição deve atingir um mínimo de 90% em padrões de segurança e qualidade; 80% ou mais em gestão integrada e 70% ou mais nos demais processos gerenciais.

Observação: os certificados de níveis 1 e 2 possuem duração de 2 anos, enquanto o certificado de nível 3 possui validade de 3 anos.

Setores avaliados na Acreditação ONA

De acordo com o próprio site da ONA, as instituições passíveis de avaliação para a acreditação devem prestar um ou mais dos seguintes serviços:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.

Como as tecnologias de atendimento podem apoiar na conquista da certificação?

Como foi possível observar, dentre os pontos avaliados pela Acreditação ONA, um modelo de gestão integrada de processos focado na melhoria contínua é uma etapa importante e diferencial.

Dentro desse contexto, o uso de tecnologias pode otimizar uma jornada de mais eficiência nas clínicas, hospitais e consultórios e, por sua vez, contribuir com a obtenção do certificado. E isso vale para o setor de atendimento.

Hoje em dia, a área de saúde pode contar com diferentes soluções na nuvem para garantir:

  • Um maior controle dos agendamentos e do absenteísmo de pacientes;
  • Sistemas integrados de atendimento a partir de softwares de Call Center;
  • Soluções que permitem um atendimento remoto com qualidade, segurança e redução de custos a partir do sistema VoIP.

Com a Agecom Telecomunicações, sua instituição pode ter acesso a diferentes ferramentas tecnológicas na nuvem para a gestão integrada do atendimento a seus pacientes, atestando seu compromisso com a qualidade e acelerando os passos na busca da Autenticação ONA.