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O que é e como escolher a sua operadora de telefonia VOIP

A busca pela redução de custos com ligações é uma realidade que engloba tanto pessoas físicas quanto empresas dentro de um contexto de alta no valor das chamadas no Brasil. Apenas para citar um exemplo, no início de 2020, os telefonemas entre aparelhos fixos e celulares ficaram até 8% mais caros em território nacional, a depender da região do país.

Os dados são da Anatel e geram um impacto importante, sobretudo, no orçamento de empresas que precisam manter canais telefônicos ativos para oferecer suporte e prestar atendimento a seus clientes.

Dentro desse contexto, a busca por alternativas que combinem eficiência e diminuição de gastos com chamadas tem sido uma tendência no Brasil e no mundo. É nesse cenário, por sua vez, que a telefonia VoIP ganha cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente de negócios global. Não por acaso, até 2026, o mercado de soluções VoIP deve movimentar mais de US$ 102 bilhões em todo o planeta, segundo dados da Research and Marketing.

Mas como funciona esse modelo, você pode estar se perguntando. Para esclarecer suas dúvidas, nós preparamos um novo artigo abordando o funcionamento e o que levar em conta na hora de escolher uma operadora VoIP para a sua casa ou empresa. Confiram!

Afinal, o que é uma operadora VoIP?

Para entendermos do que se trata uma operadora VoIP, é importante, antes de tudo, analisarmos a definição desse conceito. A sigla VoIP é uma terminologia para Voice Over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet (Voz sobre IP), na tradução para o português. Mas o que isso significa?

Basicamente, ao invés de utilizar uma linha telefônica tradicional que transmite os sinais de voz por circuitos de condutores e conversação, no modelo VoIP, as chamadas são realizadas diretamente pela internet, por meio de pacotes de minutos vinculados ao IP do dispositivo e de um ramal específico para essas ligações.

Para tanto, é necessária a contratação de uma operadora VoIP, responsável pela estrutura de fornecimento de voz via web. Além disso, o contratante precisará contar com acesso a internet banda larga e, consequentemente, possui um computador, tablet, notebook, smartphone ou dispositivo VoIP conectado à rede mundial de computadores.

Por que optar pela telefonia VoIP?

A principal razão para a escolha da telefonia VoIP diz respeito à economia financeira. Um infográfico internacional relatou, nesse sentido:

  • Que a economia com chamadas internacionais pode chegar a 90%;
  • Que os custos operacionais de atendimento podem cair até 75%;
  • Que a redução com chamadas locais chega a 40%.

Além disso, dentro de um panorama de mercado cada vez mais digitalizado e que caminha para estruturas híbridas de trabalho, a opção pelo VoIP pode facilitar a integração e o engajamento de equipes; permitir que profissionais liberais, freelancers e empresas tenham um canal de atendimento próprio e de qualidade sem aumentar significativamente seus gastos; facilitar a conexão do ramal com outras soluções e ferramentas tecnológicas.

O que considerar na hora de escolher sua operadora VoIP?

Dito isso, ao menos 5 fatores devem ser considerados por sua empresa na hora de escolher uma operadora VoIP. São eles:

  • Reconhecimento da operadora no mercado brasileiro:na pesquisa pela melhor operadora VoIP para sua empresa, não deixe de optar por soluções com respaldo no setor;
  • Multiplicidade de soluções:quando a operadora dispõe de outras ferramentas digitais de atendimento, uma vantagem evidente é a possibilidade de integração das soluções. Ao combinar, por exemplo, VoIP comPABX Virtual, um notebook ou PC podem se tornar, literalmente, centrais remotas de atendimento;
  • Suporte especializado:o respaldo no mercado também se constrói por meio de um atendimento de qualidade. Assim, antes de contratar uma operadora VoIP, avalie indicadores, comentários e críticas sobre a solução que, atualmente, já estão disponíveis em diferentes plataformas de análise da web;
  • Economia de verdade: busque por soluções capazes de reduzir, de modo crível, os custos de seu negócio;
  • Qualidade das ligações: finalmente, vale a pena testar os ramais, de modo a constatar se a operadora, de fato, oferece uma economia expressiva para os usuários e clientes.

Conclusão: VoIP e a otimização de custos com chamadas

A AGECOM é um dos principais nomes do mercado brasileiro quando o assunto envolve a customização e integração de ferramentas de telecomunicações em empresas. Para que você tenha uma ideia, com a nossa solução VoIP, a redução de gastos pode chegar a cerca de 80% nas organizações do país.

Assim, se você deseja dar esse passo em prol de uma maior eficiência financeira, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer essas e outras ferramentas que a AGECOM oferece para o ambiente de negócios nacional.