Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Categorias
VoIP

O que é e para que serve o Protocolo SIP?

Para falarmos do Protocolo SIP, é importante, antes de tudo, elucidarmos que toda tecnologia conta com uma infraestrutura que permeia todo o funcionamento das diferentes soluções vinculadas àquela inovação.

E isso vale, por exemplo, para a tendência VoIP (Voice Over Internet Protocol) – modelo de telefonia no qual as chamadas são realizadas através da internet, bastando apenas que a empresa ou consumidor possuam um dispositivo conectado à web, contrate os serviços de uma operadora e passe então a fazer chamadas a partir de um ramal vinculado ao IP do dispositivo.

Nesse sentido, o Protocolo SIP se coloca como a base para as inúmeras aplicações possíveis que operam a partir da tecnologia VoIP, como as ferramentas de PABX na Nuvem ou os Ramais Virtuais, apenas para citar alguns exemplos.

Neste artigo, você poderá entender com mais detalhes o conceito, benefícios e como funciona o Protocolo SIP. Boa leitura!

Protocolo SIP: o que é?

Antes de mais nada, SIP é a sigla para Session Initiation Protocol ou, em bom português, Protocolo de Iniciação de Sessão. Mas o que isso significa?

De modo sintetizado, o conceito se refere a um código aberto que permite a comunicação multimídia (de áudio, vídeo ou texto) entre dois ou mais utilizadores.

O SIP é utilizado para iniciar e encerrar as sessões dessa troca comunicacional, podendo incluir, por exemplo:

  • Chamadas telefônicas;
  • Videoconferências;
  • Integração com ferramentas de texto (como o WhatsApp).

 É válido frisar que o Protocolo SIP conta com uma camada robusta de segurança, podendo ser conectado a servidores Proxy e sua estrutura é semelhante ao protocolo HTTP, que conecta servidores aos seus respectivos clientes.

Com seu modelo de “portas fixas”, o Protocolo SIP permite, por fim, todo o funcionamento da telefonia VoIP.

Como funciona o Protocolo SIP?

Imagine que o Protocolo SIP é uma rede que opera por meio da internet e oferece os fundamentos técnicos para o estabelecimento, término ou transferência de chamadas, videoconferências, e/ou compartilhamento de outros tipos de dados.

A partir do Protocolo SIP, uma gama de soluções podem ser implementadas e operadas em benefício de empresas e consumidores, incluindo:

  • Operações de Call Center;
  • Serviços de chat;
  • Integração com soluções de videoconferência como o Microsoft Teams;
  • Chamadas via operadoras VoIP.

Por sua vez, dentre os elementos principais da arquitetura SIP, é possível citar:

  • Terminal SIP/Agente do utilizador – que inicializa as sessões na rede;
  • Servidores Proxy;
  • Registradores (que registram as informações de localidade entre terminais).

Benefícios para a sua empresa

Por ser um modelo que opera via internet, por si só, o Protocolo SIP já oferece os benefícios da flexibilidade, mobilidade e de uma potencial redução dos custos com chamadas a partir da tecnologia VoIP.

Além disso, o SIP oferece uma alternativa ágil, passível de customização e cujo funcionamento é muito simples: basta uma conexão à internet para que usuários possam realizar chamadas para outros dispositivos VoIP ao redor do planeta.

Por fim, estamos falando de uma infraestrutura segura, que surgiu em conjunto com outros protocolos tradicionais da internet e que, em suma, permite que negócios de diferentes segmentos usufruam de inovações disruptivas, sem precisar gastar muito.

A Agecom Telecomunicações é uma Operadora VoIP autorizada pela Anatel e, conosco, sua empresa pode explorar todos esses benefícios do Protocolo SIP e ainda personalizar a contratação de ferramentas de acordo com as reais necessidades do seu negócio. O que você está esperando para dar esse passo?