Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Categorias
WhatsApp API

WhatsApp é o app mais usado no Brasil: veja como se comunicar com seus clientes através da solução

Que o WhatsApp é uma ferramenta que revolucionou o modo como nos comunicamos e já faz parte do dia a dia dos brasileiros, você já deve estar ciente.

Mas sabia que a solução pode ser uma das ferramentas centrais da estratégia de atendimento de sua empresa e que, cada vez mais, negócios de diferentes segmentos estão utilizando o WhatsApp nas suas ações de marketing, vendas e relacionamento com consumidores?

Para explicar melhor esse cenário, nós preparamos um novo artigo com alguns dados sobre o crescimento do WhatsApp no Brasil, seus benefícios para a área de atendimento e porque uma API pode ser a escolha certa para o seu negócio.

Boa leitura!

Alguns números sobre o crescimento do WhatsApp no Brasil

169 milhões de pessoas. Esse é o número de usuários ativos do WhatsApp no Brasil e, por si só, já demonstram o quanto essa ferramenta merece ser olhada com mais atenção por empresas que desejam estreitar pontes com clientes, reforçar seu posicionamento comercial e atrair leads com foco em crescimento sustentável e de longo prazo.

Além disso, no plano do atendimento, o WhatsApp pode ser utilizado para diferentes finalidades, incluindo:

  • Como mais um dos canais de contato de uma empresa;
  • Esclarecimento de dúvidas e reclamações;
  • Ações comerciais de telemarketing ativo;
  • Envio de promoções e cupons com foco no engajamento e fidelização de consumidores;
  • Confirmar reuniões de prospecção, consultas, exames e agendamentos;
  • Ações personalizadas de marketing.

Em outras palavras: estamos falando de uma tecnologia com um potencial bastante vasto e que, não por acaso, tem crescido expressivamente no ambiente empresarial brasileiro. De acordo com dados da RD Station, 8 em cada 10 empresas utilizam o WhatsApp para vendas.

E outro dado interessante: além de ser utilizado por nada menos que 92% da população brasileira segundo dados do Datafolha, 79% dos usuários utilizam o WhatsApp para se comunicar com marcas e empresas, segundo a OpinionBox.

Viu só por que vale a pena incluir a solução em suas estratégias de relacionamento com clientes?

Os benefícios do WhatsApp para o atendimento ao cliente

Mas, se você ainda tem dúvidas, listamos abaixo um resumo dos principais benefícios do WhatsApp para uma empresa:

  • Possibilidade de automatizar o envio de mensagens;
  • Geração de indicadores sobre seus fluxos de atendimento;
  • Otimização da organização de leads e contatos;
  • Possibilidade do envio de links de compra e catálogos de produtos exclusivos para a solução;
  • Presença em um canal utilizado pela maioria da população brasileira;
  • Criação de mensagens automáticas e personalizadas;
  • Criação de tickets de chamada.

WhatsApp API: como e por que utilizar essa tecnologia em sua empresa?

Agora que você já sabe porque o uso do WhatsApp tem crescido tanto entre as empresas e os principais benefícios dessa ferramenta, talvez esteja se perguntando sobre qual o melhor caminho para implementar a solução nas rotinas de atendimento do seu negócio.

E a resposta, sem rodeios, é o WhatsApp Business API. Lançado em 2018, o WhatsApp Business API é uma extensão da ferramenta que permite que empresas de todos os portes automatizem o envio de mensagens, com acompanhamento das interações com clientes e geração de indicadores em tempo real.

Por meio da solução, é possível fazer uso de chatbots – robôs virtuais para um primeiro relacionamento com seus clientes.

Além disso, a partir da parceria com empresas de telecomunicação, é possível integrar o WhatsApp a outras ferramentas que potencializam a capacidade de atendimento de sua empresa, como o PABX e Ramais Virtuais, URAs Interativas e até plataformas para a gestão de Call Center.

Ou seja: o WhatsApp Business API é um avanço da solução do WhatsApp para os negócios, uma vez que oferece escala para os recursos da ferramenta, pode ser conectado a uma rede de soluções na nuvem e permite que sua equipe de atendimento seja mais produtiva, inclusive com a gestão de vários contatos ao mesmo tempo.

Para utilizar o WhatsApp em sua empresa, o ideal é buscar uma parceria estratégica que, além de oferecer a ferramenta, pode indicar os melhores caminhos para a integração da plataforma com as soluções de atendimento do seu negócio.

Agecom Telecomunicações: a parceria ideal para a implementação do WhatsApp API

Com a Agecom Telecomunicações, além de dispor de uma API exclusivo de WhatsApp que traz mais dinamismo, flexibilidade e eficiência para os processos de atendimento e relacionamento com o cliente, você poderá com o suporte inteligente e estratégico de uma empresa com mais de 27 anos de história e pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado de telecomunicações.

Por meio do nosso apoio, será possível personalizar sua estrutura de atendimento e transformar o WhatsApp em uma ferramenta aliada do sucesso do seu negócio!