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Por que utilizar o WhatsApp no agendamento de consultas e exames na sua clínica?

Você sabia que 92% dos brasileiros utilizam o WhatsApp em seu cotidiano? Os dados são de uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Datafolha e demonstram a importância dessa solução para a comunicação nos dias atuais. Seja para conversar com amigos e familiares ou como uma ferramenta para facilitar a interação no trabalho – sobretudo em tempos de home office e trabalho híbrido – o WhatsApp se tornou uma plataforma praticamente indispensável para o mercado e a sociedade. Dentro desse contexto, no artigo de hoje, nós abordaremos como o aplicativo pode ser útil no agendamento de consultas e exames!

Seguindo a máxima de um ambiente de negócios cada vez mais digitalizado, a verdade é que, em se tratando do meio empresarial, as organizações precisam estar onde seus clientes estão.

E esse princípio também vale para a área de saúde: facilitar a comunicação com pacientes é uma etapa essencial na gestão de clínicas e consultórios, podendo trazer benefícios que incluem desde a redução do absenteísmo em consultas até a melhoria da rotina de equipes de atendimento.

4 razões para utilizar o WhatsApp na gestão do atendimento de sua clínica

Para facilitar o entendimento sobre a necessidade do uso do WhatsApp na área de saúde, nós apontamos 4 razões que explicam o porquê essa utilização irá trazer vantagens dentro das rotinas gerenciais e no controle dos processos de agendamento de hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos.

1 – O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no país

Conforme apontamos acima, mais de 90% da população brasileira utiliza o WhatsApp para se comunicar. Traduzindo em números, estamos falando de mais de 147 milhões de usuários, dado que coloca o Brasil como o segundo país que mais utiliza o WhatsApp (atrás apenas da Índia). Isso significa dizer, por sua vez, que ao não utilizar a solução nos processos de agendamento de sua clínica, você estará perdendo uma excelente oportunidade para se aproximar de seus pacientes, melhorando as experiências de consulta e o acompanhamento de casos.

2 – Redução do absenteísmo em consultas

Concomitantemente, enviar lembretes e mensagens personalizadas é uma estratégia muito interessante para quem deseja reduzir o absenteísmo (não comparecimento a consultas e exames) de seus pacientes. Esse, aliás, é um dos principais desafios na gestão de um consultório – você sabia, por exemplo, que cerca de 30% dos pacientes faltam em consultas agendadas? Assim, ao compartilhar notificações, você reduz as chances de que seu paciente falte a uma consulta por esquecimento ou problemas no controle pessoal de sua agenda.

3 – Possibilidade de disparo de mensagens personalizadas

E as mensagens personalizadas distribuídas para grupos no WhatsApp são também bastante úteis para divulgar ações de sua clínica ou fazer um acompanhamento pós-consulta de seus pacientes. Ao estreitar esses laços, você estará contribuindo para experiências positivas e a humanização do atendimento.

4 – Profissionalização do atendimento

E por falar em atendimento, sua equipe ou profissional responsável pelo agendamento de consultas e controle de pacientes poderá ter sua rotina otimizada por meio de um bom uso do WhatsApp. Além do envio de lembretes e comunicados, é possível, por exemplo, divulgar informações sobre custos de atendimento, negociar valores e até receber pagamentos.

WhatsApp Business API: mais inovação para a sua clínica

Lançado em 2018, o WhatsApp Business API é uma extensão do WhatsApp que permite que empresas de pequeno porte em fase de expansão, médias e grandes companhias automatizem o envio de mensagens, com acompanhamento e geração de indicadores em tempo real. Ou seja: estamos falando de uma ferramenta que pode ser utilizada tanto em um consultório individual quanto na rotina de gestão hospitalar de uma rede de clínicas, por exemplo.

Por meio da solução, é possível fazer uso de chatbots – robôs virtuais para um primeiro relacionamento com seus pacientes. Além disso, é possível integrar o WhatsApp API a outras ferramentas que potencializam a capacidade de atendimento de suas equipes, como o ramal e as URAs virtuais.

Assim, com o WhatsApp Business API da AGECOM, sem dúvidas, os processos de agendamento de sua clínica ganharão um patamar maior de controle e eficiência, contribuindo para uma redução expressiva do absenteísmo e para um atendimento mais profissional e humanizado!