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Operadora VoIP: Qual a importância de ter uma autorizada pela Anatel

Seguindo a tendência de crescimento dos serviços em nuvem na sociedade atual – para termos uma ideia mais clara desse cenário, dados da Gartner projetaram que, já em 2022, 60% das organizações estariam utilizando algum serviço de telefonia cloud – o mercado de plataformas VoIP são um dos principais motores do segmento de telecomunicações da economia contemporânea.

Mas, para usufruir dos benefícios desse modelo inovador, é importante que sua empresa se assegure de contratar os serviços de uma operadora VoIP reconhecida no ambiente de negócios nacional e que possuam o devido registro na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão regulador do Estado Brasileiro criado em 1997 para reformular e fiscalizar os sistemas de comunicação em todo o território do país.

Pensando nisso, em nosso novo artigo, analisamos com mais detalhes as vantagens da telefonia VoIP e como você pode escolher, com segurança, uma operadora para otimizar os processos de atendimento e comunicação em seu negócio. Boa leitura!

VOIP: o que é e quais seus benefícios?

De modo objetivo, a sigla VoIP é a abreviação de Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet (Voz sobre IP), na tradução para o português.

E isso significa que, diferentemente do modelo das linhas telefônicas fixas ou móveis que operam a partir de infraestruturas de conversão de voz, no modelo VoIP, basta que a empresa possua um aparelho conectado à internet, contrate os serviços de uma operadora e passe então a fazer chamadas a partir de um ramal vinculado ao IP do computador, notebook ou smartphone.

Os benefícios do VoIP, no comparativo com as linhas telefônicas tradicionais, são bem amplos e incluem:

  • Uma redução de custos que gira em torno de 80% nas chamadas (incluindo ligações internacionais e locais);
  • Mobilidade para integrar uma estrutura de atendimento em regimes híbridos ou home office de trabalho;
  • Possibilidade de vincular diferentes serviços, customizados de acordo com a necessidade de sua empresa e também vinculados a um IP, como os ramais virtuais e PABX;
  • Maior integração de suas equipes – que podem realizar chamadas internas e externas a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão de internet estável;
  • Ganho de escala no atendimento e maior produtividade, sem aumentar os custos de sua companhia.

Além disso, com um serviço VoIP, não é necessária a implementação de uma infraestrutura tecnológica cara e complexa ou mesmo de licenças que podem impactar no bolso dos gestores de pequenas e médias operações – incluindo redes de freelancers e profissionais liberais.

Por que contratar uma operadora VOIP autorizada pela Anatel?

Mas, conforme reforçado na introdução, todos esses benefícios só poderão ser implementados em sua empresa quando você estabelece parcerias com uma operadora autorizada, não pondo assim em risco a qualidade e segurança de sua operação, bem como, eventuais notificações ou mesmo o cancelamento do serviço VoIP por parte da Anatel.

Em outras palavras: se certificar do registro de uma operadora parceira na Anatel é uma garantia maior para a otimização da performance de suas equipes; do provimento de segurança e maiores níveis de controle sobre os dados de atendimento da organização; além do que, empresas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações costumam contar com uma estrutura mais robusta de suporte e um portfólio mais amplo de serviços que podem ser agregados a sua operação, gerando mais valor para a empresa.

Nesse sentido, na hora de escolher sua operadora VoIP, não deixe de conhecer o que a Agecom Telecomunicações pode fazer pela sua organização. Com atuação de mais de 26 anos no mercado, a Agecom é também desenvolvedora de soluções de telecomunicações que podem revolucionar sua estrutura de atendimento.

Navegue pelo nosso site para saber mais e eleve o patamar operacional de suas equipes, explorando as vantagens que o modelo VoIP pode trazer para a sua companhia!