Os modelos de trabalho híbrido e de home office já são uma realidade no ambiente de negócios brasileiro. De acordo com dados do IBGE, atualmente, são cerca de 7,3 milhões de profissionais atuando nos regimes à distância, ao passo que 56% das empresas têm adotado o trabalho híbrido (que combina dias no escritório e de home office), segundo um estudo do Google Workspace.
Dentro desse contexto, a utilização de soluções que permitam tanto uma comunicação mais fluída, ágil e eficiente entre os colaboradores –independentemente de seu local físico de trabalho – quanto a otimização do atendimento ao cliente dentro de estruturas operacionais remotas é uma necessidade crescente do mercado. Uma delas é o ramal virtual.
Mas você sabe como funciona essa tecnologia e quais os benefícios reais que ela pode trazer para a sua empresa? Acompanhe este artigo para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre essa importante inovação que, atualmente, é acessível para diferentes perfis de negócio, incluindo MEIs, autônomos e profissionais liberais.
Ótima leitura!
A transformação digital e o atendimento ao cliente
Antes de explicarmos com detalhes o funcionamento de um ramal virtual, é interessante observarmos também que, no plano do relacionamento com o cliente, a transformação digital que avança em toda a economia, deu um impulso positivo para as experiências de consumo em tempos nos quais a personalização é a bola da vez das centrais de atendimento.
De acordo com dados da consultoria internacional Straits Research, o uso de ferramentas tecnológicas voltadas para o relacionamento com consumidores alcançou US$ 29,5 bilhões em valores de mercado já em 2021 – tais investimentos, por sua vez, devem crescer a uma média anual de 21% até 2030.
Ou seja: no atendimento ao cliente, a digitalização veio mesmo para ficar e esse movimento não acontece por acaso. São inúmeros os ganhos que uma empresa ou profissional obtém ao adotar ferramentas inovadoras para o dia a dia das relações com o cliente, incluindo:
- Disponibilidade de relatórios e indicadores para a aprimorar a gestão do relacionamento com consumidores;
- Flexibilidade para atuar em diferentes regimes de trabalho;
- Otimização dos processos de atendimento;
- Potencial redução de custos com ferramentas que, atualmente, não exigem infraestruturas complexas ou uso de hardware;
- Gravações de contato para a segurança do cliente e da empresa.
O ramal virtual, nesse sentido, reúne essas e outras vantagens. Vejamos como essa solução disruptiva funciona!
O que é um ramal virtual e por que você deve utilizá-lo em seu negócio?
De modo bem objetivo, o ramal virtual é uma funcionalidade de telefonia que opera via nuvem e com a qual o profissional de uma companhia ou que atua por conta própria pode realizar e atender chamadas a partir de diferentes dispositivos, como:
- Smartphone;
- Computador pessoal ou da empresa;
- Telefone IP.
O grande diferencial da utilização de um ramal virtual em seu negócio é a flexibilidade. Afinal de contas, não importa se você está no escritório, viajando ou atuando em home office: por meio da ferramenta, será possível prestar um atendimento de qualidade ou mesmo se manter integrado com os colaboradores da empresa com toda a segurança necessária, incluindo a possibilidade de registrar as chamadas na nuvem.
Para tanto, basta ter um acesso estável à internet e então dispor de funcionalidades que incluem a discagem automática e até mesmo a utilização de diferentes números em um único ramal virtual, fator que amplia ainda mais o potencial de eficiência dos usuários da solução.
Quais os benefícios do Ramal Virtual para o seu negócio?
Ao longo deste artigo, você já deve ter percebido algumas das vantagens do ramal virtual, não é mesmo? Para resumir, listamos abaixo os benefícios principais dessa tecnologia:
- Redução de custos com tarifas e praticidade já que não é necessário instalação de hardwares ou infraestrutura de telecomunicação;
- Flexibilidade para atuar no escritório ou a distância através de smartphone, dispositivos móveis e computadores;
- Total segurança, incluindo gravações de chamadas e hospedagem do ramal em data center;
- Geração de relatórios para otimizar a gestão de atendimento;
- Adequação de sua empresa a tendência de transformação digital do mercado.
E, na AGECOM, além de todos esses ganhos, você poderá contar com o suporte exclusivo de uma empresa especializada em telecomunicações, com mais de 26 anos de experiência e pioneirismo em levar a inovação para o cotidiano de atendimento das empresas.
Nosso ramal virtual se conecta ainda com outra série de ferramentas disruptivas (Microsoft TEAMS, Discador Automático, URA Ativa) que, em conjunto, irão elevar o patamar de personalização no relacionamento com o cliente e integrar equipes com tecnologias dinâmicas, visando o sucesso de sua empresa!