4 vantagens de utilizar o WhatsApp Business API para o atendimento de hotéis e pousadas

4 vantagens de utilizar o WhatsApp Business API para o atendimento de hotéis e pousadas

O WhatsApp já se tornou uma unanimidade no meio corporativo quando o assunto é o atendimento e a busca por facilitar as rotinas de comunicação entre clientes e empresas. De acordo com uma pesquisa da RD Station, por exemplo, mais de 60% das organizações utilizam a ferramenta em suas estratégias de vendas, e, para 72% dos negócios, o app é o principal canal de relacionamento comercial. E essa realidade não é diferente para o segmento de hotéis e pousadas.

Na verdade, diversificar os canais de atendimento é uma demanda do mercado e dos próprios consumidores que veem nos aplicativos uma forma de otimizar o envio de documentos, o processo de fazer reservas e até o check-in ou check-out em hotéis.

Nesse sentido, segundo um levantamento da GBTA (Global Business Travel Association), 43% dos viajantes utilizam apps para checar status de reserva, enquanto ao menos 39% já reservaram hotéis e pousadas por aplicativos. E, quando consideramos que o WhatsApp é o app mais utilizado do Brasil, fica clara a sua importância para o ramo hoteleiro do país.

4 benefícios do WhatsApp Business API para o atendimento de hotéis e pousadas

Pensando nisso, neste artigo da Agecom, destacamos 4 vantagens em relação ao uso do WhatsApp Business API – extensão do WhatsApp que permite que hotéis e pousadas automatizem o envio de mensagens, com acompanhamento e geração de indicadores em tempo real – para o segmento de hotelaria:

1. Automação da comunicação com clientes

Um dos principais requisitos para um atendimento de qualidade são as respostas em tempo real. E isso é especialmente válido quando falamos do segmento de hotéis, afinal de contas, estamos falando de clientes que desejam curtir suas viagens, buscam uma experiência positiva e marcante – por isso, são mais rigorosos na avaliação de cada aspecto do seu atendimento.

E uma vantagem do WhatsApp Business API consiste na possibilidade de poder programar mensagens rápidas de atendimento, inclusive por meio de chatbots. Desse modo, o cliente poderá agilizar a reserva de restaurantes ou o pedido de informações sobre os documentos necessários para check-in, por exemplo.

2. Listas de transmissão com foco em personalização

 Outra vantagem do WhatsApp para hotéis e pousadas é a possibilidade da construção de listas de transmissão personalizadas, que podem ser divididas de acordo com os perfis de cliente para o envio de promoções, vouchers e pacotes exclusivos que contribuem, por sua vez, para a fidelização dos viajantes.

3. Facilidade de atendimento e melhoria da experiência do cliente

Considerando que o WhatsApp, como vimos, é o app mais utilizado no país, ao disponibilizar esse canal de atendimento, você facilitará os processos de comunicação do seu cliente e, consequentemente, ganhará pontos no quesito experiência.

Por meio do WhatsApp Business API, o viajante poderá fazer reservas, consultar o menu de restaurantes, interagir com a recepção e até solicitar serviços de quarto. Estamos falando de uma ferramenta que pode impulsionar, inclusive, as avaliações de seu hotel nas plataformas de busca, contribuindo assim para atração de novos hóspedes.

4. Presença multicanal

Por fim, contar com múltiplos canais de atendimento é uma exigência do ambiente de negócios contemporâneo e vale muito para hotéis e pousadas. Reforce sua presença nas mídias sociais, no atendimento telefônico e claro, no WhatsApp, estruturando estratégias assertivas de relacionamento para atrair e fidelizar hóspedes.

A Agecom Telecomunicações pode te ajudar nessa jornada, com ferramentas disruptivas e na nuvem, incluindo o WhatsApp Business API e outros recursos que podem ser integrados no atendimento dos hotéis e pousadas do país. Para crescer nesse mercado competitivo, a experiência positiva dos seus hóspedes será um diferencial!

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