Qual a diferença entre WhatsApp Business e WhatsApp Business API?

Qual a diferença entre WhatsApp Business e WhatsApp Business API?

Seja para otimizar as estratégias comerciais e de marketing de sua empresa, oferecer mais um canal de relacionamento para os seus clientes ou mesmo para integrar seus times em rotinas de trabalho híbrido ou home office, o WhatsApp é uma excelente ferramenta que já conquistou o país e hoje conta com mais de 147 milhões de usuários no país. Mas você conhece as versões para negócios da plataforma? Estamos falando do WhatsApp Business e do WhatsApp Business API!

Neste artigo, você poderá conferir alguns dos principais recursos, diferenças e vantagens de ambas soluções, entendendo, de modo definitivo, como o WhatsApp pode contribuir com o crescimento de sua empresa. Boa leitura!

Principais recursos do WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi lançado no mercado em 2018 também através de uma modalidade gratuita pensada para apoiar as rotinas de atendimento, comerciais e de comunicação das pequenas empresas. Nos últimos anos, essa ferramenta ganhou uma adesão expressiva no Brasil e tem auxiliado milhões de empreendedores em todo o país.

De acordo com dados da pesquisa Panorama Mobile Time, o uso da plataforma de mensageria para negócios cresceu 251% em 2021, enquanto o Instituto Locomotiva aferiu que cerca de 87% dos comércios utilizam a solução para suas vendas.

Dentre os principais recursos do WhatsApp Business, podemos citar:

  • Criação de perfil comercial com informações de contato da sua empresa;
  • Possibilidade de criação de respostas automáticas de saudação ou informe de ausência;
  • Ferramentas de organização de contato e listas de mensagens;
  • Solução de pagamento;
  • Integração com anúncios de sua empresa no Facebook.

Mas e quando a empresa precisa de recursos mais amplos de automação para atender um vasto número de clientes? Nesse caso, a opção ideal é o WhatsApp Business API!

WhatsApp Business API: o que é?

Também lançado em 2018, o WhatsApp Business API é uma extensão do WhatsApp que permite que empresas de pequeno porte em fase de expansão, médias e grandes companhias automatizem o envio de mensagens, com acompanhamento e geração de indicadores em tempo real.

Por meio da solução, é possível fazer uso de chatbots – robôs virtuais para um primeiro relacionamento com seus clientes –, além de integrar o WhatsApp a outras ferramentas que potencializam a capacidade de atendimento e gestão dos especialistas comerciais, de marketing ou de suporte ao cliente.

Outra vantagem do WhatsApp Business API é a possibilidade de ter inúmeros atendentes simultâneos com apenas um número de telefone corporativo, o que traz mais flexibilidade e agilidade para as organizações. Isso sem falar na possibilidade de conectar a plataforma a outros recursos de modo personalizado, incluindo, por exemplo:

  • PABX Virtual;
  • Soluções de gestão e geração de indicadores para Call Centers;
  • Conectividade com ramais virtuais;
  • URAs;
  • Diferentes soluções de atendimento, favorecendo uma abordagem omnichannel no seu negócio.

WhatsApp Business e WhatsApp Business API: diferenças entre os dois

Ou seja: enquanto o WhatsApp Business oferece recursos iniciais de atendimento e permitem a profissionalização dos canais de relacionamento com o cliente para pequenos negócios, o WhatsApp Business API oferece escala para os recursos do WhatsApp, uma vez que seus atendentes poderão ampliar o número de atendimentos simultâneos, ganhar produtividade e dispor do auxílio de inteligência artificial – tudo isso em conjunto com relatórios gerenciais que mensuram a qualidade do atendimento de sua empresa.

As vantagens do WhatsApp Business API para o seu negócio

Como vimos, são muitas as vantagens do WhatsApp Business API para uma empresa. Veja um resumo de 6 pontos essenciais:

  • Otimização das estratégias comerciais – pesquisas recentes atestam que o WhatsApp, de modo geral, contribui para um maior número de conversões;
  • Maior produtividade das equipes de atendimento;
  • Ganho de escala no relacionamento com o cliente;
  • Gestão operacional orientada por dados;
  • Suporte de recursos inovadores, incluindo chatbots;
  • Integração com outras ferramentas.

E, como o WhatsApp Business API da Agecom, você poderá dispor de todos esses recursos combinados com ferramentas personalizadas para o atendimento de sua empresa. Conte conosco para o sucesso de suas estratégias de marketing, vendas e relacionamento com o cliente, levando seu negócio para outro patamar de sucesso!

 

Gostou? Compartilhe: