Softphone x Telefone Fixo IP: diferenças e vantagens para o seu negócio

Softphone x Telefone Fixo IP: diferenças e vantagens para o seu negócio

A busca por novos modelos de telefonia tem crescido no mercado e no ambiente corporativo, diante da necessidade de maior eficiência financeira das organizações e da busca pelo direcionamento de recursos para o crescimento dos negócios. Dentro desse contexto, as chamadas tecnologias VoIP (Voz sobre IP, na tradução para o português), ganham cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Mas você sabia que existem diferentes soluções que operam nessa estrutura inovadora? Neste artigo, você irá conhecer as diferenças entre o Softphone e o telefone fixo IP!

Mas antes, é interessante explorarmos alguns dados sobre o potencial mercadológico dos modelos VoIP de telefonia. Já em 2020, essa tendência movimentou cerca de US$ 30 bilhões em todo o mundo e deve crescer, em média, 15% ao ano até 2027, segundo dados da Global Market Insights.

E, para quem tem dúvidas sobre o conceito de VoIP, em resumo, essa terminologia descreve uma inovação na qual empresas ou pessoas físicas podem fazer um contato telefônico sem uma linha tradicional, mas sim, pela internet.

Veja agora então duas possibilidades para a utilização da telefonia VoIP: o Softphone e o telefone fixo IP. Na conclusão deste post, você poderá conhecer também mais algumas vantagens do Softphone e porque vale a pena investir nessa solução em sua empresa. Boa leitura!

Softphone: o que é?

De modo bem objetivo, o Softphone é um aplicativo IP (sigla em inglês para internet protocol – protocolo de internet) que transforma seu PC, notebook ou smartphone em um ramal VoIP.

Isso significa dizer que, sem a necessidade de um aparelho fixo, uma empresa ou pessoa física podem fazer e receber ligações de qualquer lugar do mundo.

Outro benefício do Softphone inclui o fato de que, por operar inteiramente na nuvem e não depender de uma infraestrutura física, essa solução pode ser integrada com diferentes ferramentas e fazer com que o computador ou dispositivo móvel de seu colaborador se transforme, literalmente, em uma “mini central de atendimento”.

E isso sem falar na redução expressiva de custos quando comparado com o modelo tradicional de chamadas via linhas telefônicas e de recursos como a possibilidade de transferência de ligações, o atendimento simultâneo e a gravação de chamadas.

O que é um telefone fixo IP?

Já o telefone fixo IP, embora também opere a partir do modelo VoIP (ou seja, da transmissão de voz pela internet) – e, portanto, traga ganhos do ponto de vista da redução de custos no comparativo com chamadas tradicional – ele depende, como fica implícito, de um aparelho a partir do qual as ligações são realizadas.

Assim, pensando, sobretudo, na realidade das empresas, há a necessidade complementar de investimento em aparelhos, manutenção e do acompanhamento técnico contínuo – fatores que, consequentemente, reduzem o potencial de escala da solução do ponto de vista financeiro. Além disso, limita-se também a possibilidade de conexão dos aparelhos com recursos de outros aplicativos.

Quais as vantagens do softphone para o seu negócio?

Em resumo: tanto o telefone IP quanto o Softphone operam a partir da tecnologia VoIP que, por sua vez, oferece um grande salto de eficiência financeira quando pensamos nos contratos padrão das linhas telefônicas fixas ou planos de celular.

No entanto, o Softphone traz ainda mais diferenciais que podem gerar muitos impactos positivos principalmente para o meio empresarial. Dentre eles, podemos citar:

  • Possibilidade de atendimento simultâneo de até 3 linhas;
  • Maior flexibilidade para a realização de chamadas – que dependem apenas de um dispositivo conectado a internet;
  • Facilidade para a otimização de estruturas híbridas de trabalho;
  • Redução de até 80% em ligações por meio da tecnologia VoIP;
  • Conexão com outras soluções digitais de telefonia;
  • Totalmente na nuvem, sem a necessidade de investimento em aparelhos telefônicos;
  • Possibilidade do uso de ramais com videochamada;
  • Logotipo de sua empresa no Softphone;
  • Transferências e gravações;
  • Organização de agendas de contato.

Conheça o Softphone V2 da AGECOM

Seja você um freelancer ou executivo de área de atendimento de uma grande corporação, ao investir no Softphone – que, como vimos, oferece um upgrade expressivo de vantagens em relação ao telefone fixo IP – sem dúvidas, será possível aumentar a capacidade financeira de sua empresa para que possa investir em ações estratégicas, a partir da redução significativa de gastos com chamadas telefônicas. Quando for dar esse passo, não deixe de conhecer o Softphone V2 da Agecom, que une o potencial da tecnologia VoIP com a possibilidade de conexão a múltiplos recursos que trarão ainda mais agilidade e flexibilidade para as suas operações!

 

Gostou? Compartilhe: