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Ramal Virtual

Como o Ramal Virtual pode otimizar o dia a dia das empresas e de seus colaboradores?

Você já imaginou poder contar com diferentes ramais a partir de um único número de telefone, smartphone e até mesmo do seu computador pessoal ou notebook? Atualmente, isso já é possível, graças às funcionalidades do Ramal Virtual, uma das principais inovações tecnológicas do mercado de telecomunicações nos últimos anos.

Como veremos ao longo deste artigo, estamos falando de uma tecnologia que também pode ser integrada com outras soluções, como o PABX Virtual, API para WhatsApp ou uma plataforma completa para a gestão de call centers.

É isso mesmo: através de um simples terminal de atendimento ou dispositivo com acesso a internet, você pode dispor de uma verdadeira central telefônica para otimizar o relacionamento com clientes e trabalhar com flexibilidade de sua casa ou ambiente corporativo.

Em nosso novo artigo, confira também como os recursos de um ramal virtual contribuem para o dia a dia de organizações de diferentes portes e para a gestão operacional de equipes. Boa leitura!

Como funciona o ramal virtual?

Como já é possível inferir na introdução, o ramal virtual, basicamente, é um recurso que permite a um profissional realizar e atender chamadas a partir de diferentes dispositivos, seja ele um smartphone, computador ou telefone IP.

Seu funcionamento depende apenas de um terminal com acesso à internet, não sendo necessária a instalação de hardwares ou infraestruturas tecnológicas complexas, uma vez que o ramal virtual é disponibilizado através da nuvem.

Em soluções mais avançadas, também é possível contar com a geração de relatórios que estruturam indicadores de atendimento para os gestores de uma organização. Outra vantagem consiste na possibilidade de personalizar o funcionamento do ramal virtual, já que ele pode ser integrado com diferentes ferramentas, de acordo com a necessidade da empresa.

Suponha, por exemplo, que seu negócio realize muitas vendas ou atendimentos via WhatsApp. Através da conexão do ramal com o WhatsApp Business API, seus colaboradores poderão ganhar escala, aumentar os níveis de eficiência e, potencialmente, elevar a qualidade do relacionamento com clientes e leads.

Os benefícios do ramal virtual para as empresas

São muitas as vantagens que o ramal virtual oferece para o dia a dia de uma organização, mas um primeiro ponto que merece destaque diz respeito à flexibilidade. Como sabemos, cada vez mais, o mercado caminha para estruturas híbridas de trabalho, com colaboradores atuando alguns dias presencialmente e em outros períodos via home office.

Nesse sentido, dados da Robert Half apontam que o trabalho híbrido já é uma preferência entre 48% das empresas.

Dentro desse contexto, o ramal virtual é um recurso que oferece muitos diferenciais competitivos para as empresas, uma vez que facilita a integração de equipes e a fluidez dos canais de atendimento, independentemente do local no qual o profissional está atuando.

Além disso, uma solução eficiente de ramal virtual conta com benefícios que incluem:

  • Redução expressiva de custos com tarifas telefônicas, já que a empresa não precisa se preocupar com licenças ou instalação de hardware;
  • Possibilidade de configurar diferentes números a partir de um único ramal;
  • Gestão em tempo real com geração de relatórios e indicadores;
  • Gravações telefônicas;
  • Possibilidade de utilizar o ramal virtual a partir de diferentes dispositivos conectados à internet.

Integração e flexibilidade: como o ramal virtual otimiza o trabalho das equipes de sua companhia?

E tudo isso, por sua vez, aumenta a eficiência de suas equipes, tanto na integração entre colaboradores e gestores – que podem dispor de uma ferramenta ágil para realizar chamadas e reuniões – quanto em relação a otimização de atendimentos e da experiência de seus clientes, haja vista que, por meio do ramal virtual é possível manter o nível de qualidade das chamadas, bastando uma conexão estável à internet.

Para usufruir de todos esses recursos com segurança e ainda poder integrar seu ramal virtual a outras ferramentas que listamos no decorrer deste artigo, você pode contar com o suporte da Agecom Telecomunicações. Com mais de 27 anos de experiência no mercado, suporte contínuo e atualizações inclusas para a evolução permanente de suas tecnologias de atendimento, estamos prontos para apoiar o crescimento de sua empresa com o poder da inovação!