Área do Cliente

AGECOM
TELECOMUNICAÇÕES

Categorias
Integração ao Teams

Microsoft Teams: o que é, como funciona e quais os benefícios dessa solução

O modelo híbrido de trabalho definitivamente se consolidou no dia a dia das empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa do Google, cerca de 56% dos negócios do país já utilizam períodos de home office combinados com jornadas no escritório.

A porcentagem é a mesma em relação aos profissionais que desejam migrar para ecossistemas híbridos, segundo um levantamento da Febraban. Mas, para funcionar com assertividade, essa combinação mais flexível exige o uso de ferramentas que permitam a atuação integrada entre equipes não presenciais, fluidez nas reuniões e até a possibilidade de converter leads a distância.

É aí que entra o Microsoft Teams, uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é comunicação em ambientes de trabalho virtuais. Neste artigo, vamos revisar seu funcionamento e os benefícios que essa plataforma disruptiva pode oferecer para a sua empresa. Boa leitura!

O que é o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma plataforma que combina uma série de recursos colaborativos de comunicação e permite que reuniões sejam realizadas de modo ágil via videoconferência. Além disso, por meio da ferramenta é possível armazenar e compartilhar arquivos e reagir durante as reuniões – facilitando assim o engajamento das equipes.

Graças a sua flexibilidade – que permite, ainda, integração a outros recursos na nuvem incluindo a possibilidade de chamadas telefônicas via VoIP – o Microsoft Teams segue em tendência de crescimento no pós-pandemia e, este ano, já alcançou o número de 300 milhões de usuários em todo o mundo.

Como funciona a solução?

Para entendermos melhor o funcionamento e as vantagens do Microsoft Teams, vale a pena citar alguns dos recursos centrais da plataforma. São eles:

  • Chamadas de áudio e vídeo com diferentes features de engajamento para reuniões (like, levantar a mão, silenciar usuários, possibilidade de controle da câmera, etc.);
  • Menus suspensos e possibilidade de troca dos fundos virtuais;
  • Salas de descanso;
  • Possibilidade de gravação e transcrição de áudios;
  • Versão web ou integrada a máquina/dispositivos móveis dos colaboradores;
  • Bots de mensagens pré-programadas e possibilidade de gerar gráficos via Microsoft Graph;
  • Possibilidade de integração com soluções de comunicação e atendimento personalizadas;
  • Possibilidade de integração com todos os principais programas da Microsoft e do Pacote Office.

Os benefícios do Microsoft Teams para sua empresa

Conforme reforçado acima, o número de usuários do Microsoft Teams não para de crescer e isso não é por acaso, afinal de contas, são muitas as vantagens que a solução oferece no comparativo com outras plataformas de comunicação. Elas incluem:

  • Facilidade de utilização;
  • Otimização do desempenho das equipes – em sua nova versão que está sendo desenvolvida, a expectativa é que a plataforma fique duas vezes mais rápida, o que dará ainda mais eficácia para suas videoconferências;
  • Navegação amigável;
  • Integração com outros recursos (tanto da própria Microsoft, quanto de desenvolvedores externos);
  • Mobilidade para utilização em diferentes dispositivos;
  • Funcionamento na nuvem e sem interferências mediante uma boa conexão de internet;
  • Segurança para seus dados e possibilidade de personalizar a ferramenta de acordo com as necessidades do seu negócio.

E o Microsoft Teams pode ficar ainda mais completo com o apoio da Agecom Telecomunicações. Imagine poder usar a plataforma conectada a recursos de atendimento, URA e painéis de gestão para acompanhar o desempenho de suas equipes? Conosco, isso já é uma realidade concreta.

Entre em contato com um dos nossos consultores para saber mais e transforme o trabalho híbrido em uma possibilidade também para sua empresa!