VoIP ou telefonia fixa: qual o melhor para sua empresa?

VoIP ou telefonia fixa: qual o melhor para sua empresa?

A telefonia fixa surgiu no Brasil ainda no século XIX e, por muitas décadas, foi o principal meio utilizado por empresas para entrar em contato com potenciais consumidores e se relacionar com clientes. Mas, com os avanços da tecnologia, essa ainda é a melhor opção para quem deseja economizar e aumentar a eficiência dos processos de comunicação?

Neste artigo, apresentamos para você os benefícios e diferenciais do modelo VoIP, que vem crescendo em todo o mundo.

Para termos uma ideia desse cenário, só no ano passado, a consultoria Global Market Insights indicou que os investimentos em soluções de telefonia VoIP alcançaram mais de US$ 40 bilhões globalmente.

Além disso, com o avanço da infraestrutura 5G – que provê conexões cada vez mais ágeis de banda larga para a sociedade – espera-se que, até 2032, o mercado de soluções VoIP cresça a um ritmo anual de 10% em termos de expansão de investimentos.

Vejamos então as razões desse crescimento!

VoIP: o que é e como funciona?

Abreviação de Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet (Voz sobre IP), na telefonia VoIP, toda a transmissão de voz é feita por meio de banda larga.

Com isso, tudo que uma empresa precisa para utilizá-la são de computadores (ou mesmo dispositivos móveis como os smartphones) conectados a uma boa rede de internet e de uma operadora que disponha dos serviços de chamada e de soluções VoIP.

Assim, ao contrário da telefonia fixa – cuja transmissão depende de cabeamentos e condutores controlados pelas empresas de telecomunicação – na sistemática VoIP, é possível fazer chamadas a partir de um ramal vinculado aos IPs dos equipamentos de uma organização com conexão de banda larga.

Desse modo, toda a sua operação de atendimento ganha a flexibilidade de funcionar por meio da nuvem e, além disso, há uma expressiva redução de custos em virtude da transformação digital das rotinas de comunicação da empresa.

Observação: esses recursos, no entanto, só são garantidos com segurança quando a operadora VoIP é certificada pela Anatel e conta com controles rígidos de qualidade.

Quais os diferenciais que a tecnologia VoIP oferece para a sua empresa?

Para entender melhor o potencial da tecnologia VoIP para o seu negócio e como ela supera o modelo tradicional de telefonia fixa, vale a pena conferir alguns dos benefícios que essa inovação disruptiva oferece para o mercado:

Chamadas mais baratas de verdade: ao contratar uma solução VoIP de uma operadora certificada pela Anatel, é possível reduzir em até 80% os custos com ligações de sua empresa;

Maior produtividade e eficiência: a partir de um único equipamento, é possível cadastrar diferentes ramais e números, os quais potencializam o atendimento de suas equipes;

Flexibilidade e integração: para times que trabalham em regime de home office, é possível fazer ligações via VoIP com smartphones e computadores pessoais;

Gestão por dados: soluções VoIP também podem dispor de recursos de acompanhamento das chamadas, com geração de indicadores e dados que apoiam as decisões estratégicas dos gestores.

VoIP ou telefonia fixa: como escolher?

Com todos esses diferenciais, não é difícil afirmar que a tecnologia VoIP traz mais ganhos para uma empresa do que a telefonia fixa.

O que você está esperando para dar esse passo em prol da otimização operacional e da redução de custos para a sua empresa?

Conte com a Agecom nessa jornada – uma operadora certificada pela Anatel e com anos de experiência em telecomunicações – e bons negócios!

Gostou? Compartilhe:

Agecom
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Agecom
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.