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VoIP ou telefonia fixa: qual o melhor para sua empresa?

A telefonia fixa surgiu no Brasil ainda no século XIX e, por muitas décadas, foi o principal meio utilizado por empresas para entrar em contato com potenciais consumidores e se relacionar com clientes. Mas, com os avanços da tecnologia, essa ainda é a melhor opção para quem deseja economizar e aumentar a eficiência dos processos de comunicação?

Neste artigo, apresentamos para você os benefícios e diferenciais do modelo VoIP, que vem crescendo em todo o mundo.

Para termos uma ideia desse cenário, só no ano passado, a consultoria Global Market Insights indicou que os investimentos em soluções de telefonia VoIP alcançaram mais de US$ 40 bilhões globalmente.

Além disso, com o avanço da infraestrutura 5G – que provê conexões cada vez mais ágeis de banda larga para a sociedade – espera-se que, até 2032, o mercado de soluções VoIP cresça a um ritmo anual de 10% em termos de expansão de investimentos.

Vejamos então as razões desse crescimento!

VoIP: o que é e como funciona?

Abreviação de Voice Over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet (Voz sobre IP), na telefonia VoIP, toda a transmissão de voz é feita por meio de banda larga.

Com isso, tudo que uma empresa precisa para utilizá-la são de computadores (ou mesmo dispositivos móveis como os smartphones) conectados a uma boa rede de internet e de uma operadora que disponha dos serviços de chamada e de soluções VoIP.

Assim, ao contrário da telefonia fixa – cuja transmissão depende de cabeamentos e condutores controlados pelas empresas de telecomunicação – na sistemática VoIP, é possível fazer chamadas a partir de um ramal vinculado aos IPs dos equipamentos de uma organização com conexão de banda larga.

Desse modo, toda a sua operação de atendimento ganha a flexibilidade de funcionar por meio da nuvem e, além disso, há uma expressiva redução de custos em virtude da transformação digital das rotinas de comunicação da empresa.

Observação: esses recursos, no entanto, só são garantidos com segurança quando a operadora VoIP é certificada pela Anatel e conta com controles rígidos de qualidade.

Quais os diferenciais que a tecnologia VoIP oferece para a sua empresa?

Para entender melhor o potencial da tecnologia VoIP para o seu negócio e como ela supera o modelo tradicional de telefonia fixa, vale a pena conferir alguns dos benefícios que essa inovação disruptiva oferece para o mercado:

Chamadas mais baratas de verdade: ao contratar uma solução VoIP de uma operadora certificada pela Anatel, é possível reduzir em até 80% os custos com ligações de sua empresa;

Maior produtividade e eficiência: a partir de um único equipamento, é possível cadastrar diferentes ramais e números, os quais potencializam o atendimento de suas equipes;

Flexibilidade e integração: para times que trabalham em regime de home office, é possível fazer ligações via VoIP com smartphones e computadores pessoais;

Gestão por dados: soluções VoIP também podem dispor de recursos de acompanhamento das chamadas, com geração de indicadores e dados que apoiam as decisões estratégicas dos gestores.

VoIP ou telefonia fixa: como escolher?

Com todos esses diferenciais, não é difícil afirmar que a tecnologia VoIP traz mais ganhos para uma empresa do que a telefonia fixa.

O que você está esperando para dar esse passo em prol da otimização operacional e da redução de custos para a sua empresa?

Conte com a Agecom nessa jornada – uma operadora certificada pela Anatel e com anos de experiência em telecomunicações – e bons negócios!