Um dos fatores que mais influencia na experiência do cliente é a qualidade nos processos de entrega e isso inclui, por exemplo, a possibilidade do consumidor acompanhar cada fase de uma compra até a chegada do produto em sua casa. Dentro desse contexto, a chamada logística real time (logística em tempo real) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
E, para oferecer essa visibilidade em tempo real dos processos logísticos para os seus clientes, é fundamental investir em soluções de atendimento ágeis, capazes de contribuir com a integração de sua cadeia de distribuição.
Sobre esse ponto, uma pesquisa da consultoria Forrester apontou que, para 4 em cada 5 consumidores, saber quando seu produto chegará é o serviço mais importante que um varejista pode oferecer no cenário do aumento das compras online.
Pensando nisso, no artigo de hoje, apresentamos algumas ferramentas inovadoras que podem contribuir com uma estrutura logística real time. Acompanhem!
O que é e como funciona a logística real time?
Mas antes, vamos conferir mais alguns detalhes sobre o conceito de logística real time. Basicamente, estamos falando de um modelo de entregas que oferece uma visão integrada de toda a cadeia de distribuição de uma empresa – desde a confirmação de uma compra e separação de produtos até a entrega no endereço do cliente-final.
Para tanto, é necessário que haja um investimento tanto em soluções logísticas para a coleta de dados sobre todas as fases da entrega, quanto em ferramentas de comunicação e atendimento que otimizem o diálogo contínuo com clientes e os informem, inclusive, de eventuais imprevistos, garantindo maior satisfação do consumidor.
Além disso, é importante que todos os processos da cadeia logística sejam coordenados de modo eficiente e que os gestores de supply chain contem com indicadores para avaliar a qualidade das entregas e corrigir eventuais falhas na distribuição.
Soluções de atendimento para otimizar a logística em tempo real
Como vimos na introdução, a logística real time desempenha um papel crucial na experiência do cliente que passa, por sua vez, por uma estrutura de comunicação ágil e contínua com os consumidores.
Nesse sentido, logo abaixo separamos 3 ferramentas inteligentes que podem apoiar sua empresa na implementação da logística real time:
SMS Automatizado
O SMS continua sendo um canal de negócio crucial para criar e manter relacionamento com seus clientes, sendo também uma ferramenta muito eficiente para o envio de notificações durante cada etapa da distribuição de um produto.
Ao investir em um modelo de envio automatizado de mensagens, o consumidor pode acompanhar a entrega de seu pedido em tempo real e suas equipes de atendimento, por sua vez, agilizam suas rotinas através de mensagens padronizadas.
WhatsApp API
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no país e, através de um API inteligente, a logística real time ganha mais um canal para o envio, acompanhamento e interação com clientes ao longo de todo o processo de distribuição de um pedido.
Ramal virtual
Por fim, o ramal virtual é uma solução flexível e que pode reduzir consideravelmente os custos de atendimento da sua empresa. Com ele, entregadores podem se comunicar com seus clientes e com uma central de atendimento através de smartphones, garantindo assim uma comunicação fluida e segura dentro de sua cadeia logística.
Otimizando a experiência da logística em tempo real com a tecnologia
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