O segmento de saúde cumpre uma função essencial para o bem-estar de uma sociedade. Só no Brasil, o número de profissionais atuando em clínicas, hospitais e consultórios supera 2,8 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no primeiro semestre de 2022. Mas, para cumprir com excelência esse importante papel, os estabelecimentos do setor precisam se atentar também a alguns desafios gerenciais, incluindo, por exemplo, a contenção do absenteísmo. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 30% dos pacientes faltam a consultas agendadas. E a boa notícia é que hoje, com o suporte da inovação, é possível superar esse cenário!
No artigo de hoje, destacamos como a tecnologia pode ser uma aliada central no dia a dia de gestores hospitalares – ou mesmo de profissionais de saúde que atuam em consultórios e clínicas particulares – permitindo que eles mantenham um maior controle sobre suas agendas e evitando o impacto financeiro da perda de consultas e exames agendados.
Boa leitura!
A transformação digital do segmento de saúde
Mas antes, que tal nos aprofundarmos um pouco mais sobre o processo de digitalização do setor de saúde? Como sabemos, a transformação digital é um dos pilares da economia contemporânea e, modo cada vez mais incisivo, ela avança sobre novas áreas da sociedade, incluindo no contexto de clínicas, hospitais e consultórios públicos e particulares.
Não por acaso, só em 2022, o mercado de tecnologia exclusivamente voltado para a área de saúde movimentou mais US$ 394 bilhões em 2022 e deve alcançar investimentos superiores a US$ 974 bilhões até 2027 – indicador que, se confirmado, representa um crescimento anual de 19,8% no direcionamento de recursos para a inovação na saúde.
Por sua vez, as soluções tecnológicas que contribuem com a melhoria de processos na área se expandem por diferentes eixos, incluindo:
- Ferramentas para a otimização do atendimento e relacionamento com pacientes;
- Pesquisas de biotecnologia;
- Melhoria de tratamentos e rotinas cirúrgicas;
- Novos equipamentos hospitalares.
É no âmbito do atendimento e das telecomunicações, aliás, que a inovação pode oferecer suporte para gestores clínicos no controle do absenteísmo de pacientes.
Absenteísmo de pacientes: como a tecnologia pode apoiar na superação desse desafio?
Na área de saúde, o termo absenteísmo se refere à falta de um paciente em uma consulta, exame, procedimento médico ou cirúrgico agendado. E ele pode ser motivado por uma série de razões, as quais incluem:
- O esquecimento do paciente;
- Falta de organização e controle sobre as datas – é comum, por exemplo, que o paciente ou seu responsável se confunda sobre o dia do agendamento;
- Impossibilidade de se deslocar ou problemas relacionados ao trânsito;
- Razões pessoais e financeiras.
Conforme citamos no início, cerca de 30% das consultas em clínicas e consultórios médicos são canceladas pelo absenteísmo de pacientes – sobretudo atreladas ao esquecimento dos agendamentos.
Para esses casos, é possível minimizar expressivamente esse desafio com o apoio da tecnologia. Hoje em dia, soluções automatizadas do mercado realizam a discagem digitalizada para seus pacientes a partir de uma lista de contatos pré-definida, permitindo o envio de lembretes em períodos determinados e sem a necessidade de sobrecarregar sua equipe de atendimento.
Além disso, é possível disponibilizar por meio de tais plataformas de confirmação um menu de opções interativo, de modo que o cliente confirme – ou não – sua presença. Desse modo, o profissional de saúde poderá reorganizar sua agenda e garantir um indicador elevado de atendimentos realizados.
Os benefícios de uma solução para a confirmação de consultas e exames
A Agecom Telecomunicações dispõe de uma solução completa para a confirmação de consultas e exames voltada para a área de saúde. Desse modo, por meio da inovação, será possível reduzir expressivamente o absenteísmo no dia a dia de seu consultório.
Além do menu interativo e discagem automática com transmissão de mensagens de voz totalmente personalizadas, com nossa tecnologia você contará com relatórios precisos de gestão de atendimento e não precisará se preocupar com custos de ativos, licenças ou implementação.
Dentre os benefícios de nossa solução, podemos citar:
- Maior eficiência financeira para a sua clínica;
- Gestão otimizada de sua agenda de consultas e exames;
- Queda nos índices de absenteísmo;
- Melhoria da experiência de pacientes;
- Suporte para o dia a dia de suas equipes de atendimento.
Em outras palavras: com a inovação é possível, sim, vencer o impacto do absenteísmo de pacientes e garantir estabilidade operacional e financeira na área de saúde.